No Congresso Brasileiro de Regulação, Agência compartilha inovações que integram diferentes ferramentas de informação para resultados efetivos e prevenção de conflitos
Uma fiscalização mais eficiente também depende de comunicação. Em Mato Grosso do Sul, práticas inovadoras têm fortalecido a atuação da Agência Estadual de Regulação (AGEMS) e ampliado o diálogo com usuários, prestadoras e equipes internas.
Os comprovados resultados foram divulgados para reguladores de todo o País no maior evento do setor na América Latina, o Congresso Brasileiro de Regulação, promovido pela associação nacional que reúne agências federais, estaduais e de Municípios. No painel “Comunicação como estratégia de fiscalização: monitoramento inteligente e prevenção de conflitos”, a jornalista Bruna Aquino dividiu o palco com Roberta Nobre, da Adasa/DF, e Nayara Takahara, da Ager/MT.
Em foco, a troca de experiências sobre como comunicar bem e aplicar modernas ferramentas de informação ajudam a organizar processos, evitar ruídos e ampliar a confiança entre quem fiscaliza, quem é fiscalizado e o usuário.
Comunicar para prevenir, apoiar e orientar
Bruna destacou que, no contexto atual da regulação de Mato Grosso do Sul – marcado por expansão de serviços, aumento das demandas e ações fiscalizatórias cada vez mais complexas – equipamentos e sistemas de monitoramento e gestão de informação se tornaram parte essencial da rotina das equipes.
Em todos os serviços que a AGEMS fiscaliza, drones, paineis de Business Intelligence, aplicativo, paineis integrados e equipamentos de comunicação – rádio, transmissores, notebooks, smartphones, novos bancos de dados e internet via satélite – são ferramentas a, na análise de dados ou em campo.
“E também o trabalho integrado da nossa área de Comunicação com as equipes de fiscalização permite produzir informações imediatas, educativas e claras, com foco em orientar usuários e prestadoras, reduzir ruídos, esclarecer dúvidas e fortalecer a transparência da Agência”, contou.
Profissionais das demais agências reguladoras puderam acompanhar no painel os avanços recentes na produção de conteúdo e no uso de formatos que facilitam a compreensão das ações da AGEMS:
- vídeos e materiais educativos sobre serviços regulados;
- explicações de fácil entendimento sobre motivação e impacto de fiscalizações;
- cobertura multimídia que mostra o trabalho da AGEMS em campo;
- linguagem simples na comunicação diária;
- ações conjuntas com técnicos, fiscais e diretores.
“Tudo isso reforça a proposta de tornar a regulação mais próxima do cidadão, mais compreendida e transparente. Como resultados e benefícios, nós tivemos um avanço na qualidade das fiscalizações, melhoria contínua dos serviços regulados e redução das reclamações”.
Fotos: Cleidiomar Barbosa






