terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Marabá sedia Jornada Nacional de Inovação da Indústria

Marabá recebeu nesta terça-feira (27) a Jornada Nacional de Inovação da Indústria, iniciativa que percorre o Brasil promovendo conexões estratégicas e debates sobre os rumos do setor industrial. Uma parceria entre o Sebrae no Pará e Confederação Nacional da Indústria (CNI), o evento reuniu mais de 250 participantes, entre empresários, executivos industriais, empreendedores, startups, representantes do poder público, universidades e instituições ligadas ao ecossistema de inovação da região, na sede do Senai Marabá.

Com o tema Transição Ecológica e Digital, a Jornada integra o movimento nacional preparatório para o Congresso de Inovação da Indústria 2026, com foco no fortalecimento da competitividade industrial, na adoção de novas tecnologias e no desenvolvimento sustentável.

A Jornada Nacional de Inovação da Indústria percorre todos os estados brasileiros como forma de valorizar iniciativas regionais e integrar o ecossistema de inovação ao cenário nacional. Em Marabá, o encontro contou com a correalização do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e do Sebrae Pará.

Representando o Sebrae Nacional, o coordenador dos Ecossistemas Locais de Inovação, Marcus Bezerra, enfatizou a força do ecossistema regional e a importância da união entre os diferentes atores. “O ecossistema está aqui: empresários, universidades, governo. O que podemos construir depende da união dessas hélices. Marabá tem riqueza natural, intelectual e a força do povo paraense. A Jornada chega aqui porque a cidade tem potencial para liderar transformações que impactam não só o Pará, mas todo o país”, afirmou.

Para a gerente regional do Sebrae, Alrilene Brandão, a Jornada reforça o papel da governança e da cooperação em favor do desenvolvimento empresarial. “É uma grande oportunidade ter toda a governança reunida em prol das pequenas, médias e grandes empresas. Marabá tem uma receptividade única, e esse evento só acontece graças à parceria entre Sebrae, Senai e todas as instituições envolvidas”, ressaltou.

Alrilene Brandão, gerente regional do Sebrae/PA em Marabá.

A programação contou com dois painéis estratégicos sobre transição ecológica e transformação digital, além de workshops práticos voltados à gestão da inovação e ao acesso a fomento, promovendo troca de experiências e aprofundamento técnico. Um dos painelistas, o vice-presidente da Sinobras, Ian Corrêa, destacou a relevância da iniciativa para a região. “Receber um evento desse porte é muito significativo. É uma oportunidade que precisa ser aproveitada para gerar desenvolvimento e fortalecer ainda mais a indústria local”, afirmou.

Durante a abertura, o gerente de Tecnologia e Inovação do Senai Pará, Léo Shinomiya, ressaltou o papel da qualificação e da inovação para a competitividade industrial. “Não podemos falar do futuro da indústria sem falar de pessoas qualificadas, tecnologia e sustentabilidade. A indústria que não se digitaliza perde eficiência, e a que não se torna sustentável perde mercado”, destacou.

A diretora do Senai Marabá, Carliane da Silva, também destacou a importância de sediar um evento desse porte na região. “É um privilégio realizar um evento tão grandioso para Marabá, com um tema fundamental não apenas para o desenvolvimento da cidade, mas de toda a região. Esse resultado é fruto da parceria e do trabalho conjunto. Quando unimos forças, conseguimos promover educação alinhada à inovação e gerar crescimento real”, afirmou.

Ao longo do dia, a Jornada conectou ideias, soluções e oportunidades de negócio alinhadas às demandas da indústria local, reforçando o papel de Marabá como polo estratégico no debate sobre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento industrial.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias