sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Inclusão social a galope: MS abre 1ª Escola Pública de Equitação do Estado

Mato Grosso do Sul deu um passo inédito ao inaugurar, em Campo Grande, a 1ª Escola Pública de Equitação do Estado e a Chácara da Cavalaria da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul). As iniciativas unem esporte, disciplina e formação de valores como instrumentos de inclusão social e de fortalecimento do vínculo entre segurança pública e comunidade. A solenidade de inauguração da Escola de Equitação, no Parque dos Poderes,  ocorreu nessa quinta-feira (25), e contou com a presença da primeira-dama, Mônica Riedel, do comandante da PMMS, coronel Renato dos Anjos Garnes, e do secretário de Educação, Hélio Daher. 

Coordenada pela PMMS, a Escola Pública de Equitação já nasce com o projeto “Cavaleiros do Futuro”, realizado em parceria com as secretarias de Educação e de Justiça e Segurança Pública. O objetivo é oferecer oportunidades a crianças e adolescentes da rede pública estadual, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social.

Destinado a jovens entre 7 e 16 anos, o programa inclui atividades de equitação e ordem unida, realizadas nas dependências da Cavalaria, no Parque dos Poderes. A permanência dos alunos depende de bom rendimento escolar, disciplina e assiduidade, monitorados por meio de avaliações bimestrais.

Mais do que a prática esportiva, o contato com os cavalos estimula valores como autoconfiança, paciência, concentração, equilíbrio e postura, fundamentais para a formação cidadã.

As aulas começam já na segunda-feira (29) e nesta primeira etapa 20 alunos de três escolas da rede pública estadual foram selecionados para partipar do projeto. 

Além da escola, a PMMS também inaugurou a Chácara da Cavalaria, espaço voltado à criação, recria e descanso dos equinos utilizados em policiamento, reprodutores, potros e animais aposentados.

O terreno foi destinado ao Esquadrão, e a partir de 2022 recebeu investimentos do Conselho Institucional de Segurança de Campo Grande (COISEC) e da Central de Execução de Penas Alternativas. Com apoio de secretarias estaduais e empresas privadas, a área de pastagem foi ampliada de 5 para 32 hectares, em um investimento de aproximadamente R$ 524 mil.

Com essas inaugurações, a PMMS reafirma o compromisso com a valorização dos jovens, o bem-estar dos animais e a integração de esforços entre poder público e iniciativa privada, oferecendo benefícios diretos à sociedade sul-mato-grossense.

Assessoria de Comunicação Social da PMMS

Fotos: PMMS

agenciadenoticias.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas