domingo, 19 de maio de 2024
Campo Grande
18°C

Rádio SOUCG

Impacto ambiental: AGEMS e parceiros realizam em junho 12º Drive Thru da Reciclagem em Campo Grande

Campo Grande se prepara para sediar o 12º Drive Thru da Reciclagem, um evento marcante que reforça o compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. O pré-lançamento desta iniciativa, que já se tornou um marco na Capital, ocorreu na terça-feira (7), no auditório do Sebrae MS, com o apoio da AGEMS e demais parceiros do Estado e do município.

A última edição do evento foi um verdadeiro espetáculo de práticas sustentáveis, e os resultados impressionantes foram relembrados durante o pré-lançamento. Agora, a 12ª edição vem com tudo e já tem data marcada para os dias 6, 7 e 8 de junho, nos Altos da Avenida Afonso Pena, entre o Bioparque Pantanal e o Espaço Municipal Cultura Vila Morena.

Os organizadores estão trabalhando para fazer desta próxima edição a maior de todas, com mais novidades e maior engajamento da comunidade e coleta de recicláveis.

A diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos da AGEMS, Iara Marchioretto, explica que o próximo evento está sendo minuciosamente planejado para entregar uma ótima estrutura tanto para os parceiros que já estão no projeto quanto os que estão por vir e principalmente proporcionar para a população a melhor experiência sustentável de todas.

 “Nossa expectativa enquanto AGEMS é, junto com a Dubem, angariar mais parceiros e fazer o bem sem olhar a quem. A AGEMS não é protagonista, muito pelo contrário, somos apoio, esse é o nosso papel e a Agência de Regulação vem para normatizar, então por isso junto com a Dubem, nós propusemos esse projeto, para mostrar que enquanto Drive Thru da reciclagem, precisamos dar o exemplo, estar normatizados, ter a melhor destinação final de todos os resíduos e mostrar para a população a importância da reciclagem e dos quatro Rs”, explica Iara.

Parceria de sucesso

“Junto com a AGEMS e nossos parceiros de vários segmentos da sociedade, estamos trilhando uma expectativa diferenciada e realmente fazendo tudo isso acontecer. O Drive tem gerado um impacto nas pessoas e nós queremos ir além, é sustentabilidade, é descarte correto, e tudo isso é o início de algo grandioso. Estamos todos envolvidos em prol de um único objetivo, fazer da nossa cidade uma cidade inteligente e sustentável”, destaca Ana Franzoloso, idealizadora do projeto e da startup Dubem sustentável.

Meio ambiente em ação

A coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da AGEMS, Danielle Adma, destaca que eventos como o drive são importantes para trazer maior consciência ao cidadão.

“É fato que a gestão dos resíduos sólidos tem o município como responsável, mas o cidadão é um ator muito importante desse processo. Se o cidadão não se dispuser a fazer a sua parte, o serviço público não consegue tudo sozinho e quando falamos sobre coleta seletiva, é importante que o cidadão entenda como fazer a sua parte. A reciclagem não é só responsabilidade do ente público, e o drive traz essa consciência de que, temos responsabilidade e oportunidade de fazer um consumo e um descarte consciente dos nossos consumos cumprindo nossos deveres como cidadão”, enfatiza Danielle.

11ª Edição e um marco sustentável

Na última edição, os números impressionantes refletiram um grande impacto ambiental positivo. Foram descartados 4.874 quilos de eletrônicos e 101 quilos de medicamentos, enquanto a doação de livros e apostilas resultou em 1.100 quilos de materiais coletados, mostrando a diversidade da iniciativa.

Esse montante de resíduos evitou o descarte de 53,2 milhões de litros de água na natureza, além da doação de 1.550 mudas para incentivar o plantio de diferentes espécies. Os tipos de resíduos coletados foram variados, desde papel misto até garrafas PET, reforçando a importância da reciclagem para a comunidade.

A iniciativa não se limitou à coleta, também arrecadou roupas, sapatos, mochilas e cadeirinhas para crianças, promovendo a reutilização e contribuindo para uma comunidade mais sustentável.

O 12º Drive Thru da Reciclagem em Campo Grande promete ser mais um passo rumo a um futuro sustentável, contando com o comprometimento da população e a colaboração das empresas e organizações.

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas