quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Grupo de trabalho realiza primeira reunião para acompanhar projeto do Fórum Criminal de Campo Grande

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) realizou, na tarde desta terça-feira, 10 de fevereiro, a primeira reunião do Grupo de Trabalho instituído pela Portaria nº 3.210/2026, responsável pelo acompanhamento das atividades relacionadas ao desenvolvimento do projeto, licitação e construção do novo Fórum Criminal da comarca de Campo Grande.
O encontro ocorreu na Sala de Reuniões da Presidência do TJMS. Participaram magistrados e representantes das áreas técnicas e administrativas do Tribunal, reforçando o caráter multidisciplinar do grupo, criado para garantir eficiência, planejamento e segurança em todas as etapas do empreendimento.
Na reunião foram destacados pontos de atenção relacionados à infraestrutura, bem como apresentada a planta base do projeto arquitetônico, informando que as soluções iniciais já foram validadas pela Presidência e pelos juízes auxiliares, servindo como diretriz para o avanço das próximas fases.
Outra questão levantada foi a flexibilidade do edifício, com a previsão de divisórias em dry-wall, que permitirão futuras adequações de layout, sem prejuízo do isolamento acústico. A acessibilidade também foi tratada como prioridade, com fluxos específicos para detentos, elevadores e vãos de portas compatíveis com as normas técnicas.
Foi proposta a realização de visitas técnicas a fóruns de referência, como os de São Paulo, para subsidiar a adoção de boas práticas.
Também foram apresentadas demandas específicas das áreas técnicas, como salas de audiências especiais, além da integração de sistemas de captação de áudio e vídeo. Ficou definido que todas as secretarias envolvidas encaminharão suas demandas técnicas para validação junto ao projeto arquitetônico.
Encerrando a reunião, ficou definido que todas as contribuições apresentadas poderão ser formalizadas pelos integrantes do grupo para subsidiar o detalhamento do projeto básico.
Estiveram presentes na reunião o desembargador Fernando Paes de Campos, os juízes auxiliares da presidência, Thiago Nagasawa Tanaka e Eduardo Eugênio Siravegna, os diretores de secretaria Daniel Felipe Hendges, George Eduardo Rodrigues, Kele Cristina Leite de Melo, Liriane Aparecida Nogueira, o assessor de inteligência Edi Ederaldo de Almeida e a servidora Cristiane Kawamoto Ito.
Saiba mais – O Fórum Criminal de Campo Grande será construído no atual endereço do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), na Rua Barão do Rio Branco, no Jardim dos Estados, área que já concentra a estrutura do fórum da capital. Com investimento estimado em R$ 98 milhões, o projeto prevê cerca de 11 mil metros quadrados de área construída e a instalação de seis varas criminais. Conforme o Plano de Obras do TJMS, a execução do empreendimento deverá ocorrer ao longo de aproximadamente cinco anos, com previsão de início das obras em 2026.

Fonte: Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul – TJMS