Mais que um diploma, o curso de Especialização em Regulação que certificou 40 profissionais da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) representa, para os servidores, um marco de reconhecimento, qualificação e impacto direto na entrega de serviços públicos.
Em diferentes áreas de atuação, os participantes destacam como o aprendizado será colocado em prática e como a sociedade é a maior beneficiada.
Lotada em Ponta Porã, a fiscal de transporte de passageiros Cícera Mairins atua há mais de 20 anos na Agência e vê na capacitação uma oportunidade histórica.
“Esse curso é de grande valia para melhorar o serviço que a gente presta à comunidade. Em 21 anos de AGEMS, é a primeira vez que algo assim foi oferecido para nós. Foi realmente um marco — e quem ganha com isso é a sociedade”, afirma.
Para a economista e doutora em Desenvolvimento e Sustentabilidade Social Zaida Godoy Lopes, coordenadora da Câmara de Regulação Econômica de Energia e Gás, a experiência trouxe uma conexão essencial entre teoria e prática.
“Foi relevante não só para quem participou, mas para toda a Agência. Trouxe a universidade para dentro do poder público. Trouxe reflexões, discussões, fundamentações teóricas para os desafios reais. É a ciência dentro da regulação”.
Serviços qualificados e impacto na sociedade
Da comunicação institucional, a jornalista Bruna Aquino aponta o quanto a especialização fortaleceu a compreensão do papel social da Agência.
“É um grande momento de celebração, porque foi um trabalho árduo até aqui. Uma capacitação muito importante para a área em que eu atuo. Me aproximou ainda mais do entendimento da importância real dos impactos da regulação na vida do cidadão”.
Na área de saneamento básico e resíduos sólidos, o engenheiro ambiental José Octávio de Oliveira celebrou o aprofundamento técnico proporcionado pela formação.
“Foi excelente ter a chance de aprender profundamente sobre regulação. É um tema novo para muita gente, inclusive para quem começa a atuar na Agência. Esse conhecimento será aplicado diretamente nas nossas ações de fiscalização e na melhoria dos serviços prestados”, acredita.
Do setor de infraestrutura, o coordenador da Câmara Técnica de Rodovias, Vinicius Echeverria, enfatizou a importância da atualização para quem está na linha de frente da fiscalização de concessões.
“O curso atualizou muito meus conhecimentos teóricos aplicáveis à prática. Quem vem da área técnica precisa mesmo se aprofundar na regulação. No nosso trabalho, o campo e a regulação caminham lado a lado”.