Com olhar atento às tendências nacionais e aos desafios do setor elétrico, a Agência Estadual de Regulação (AGEMS) participa, nesta semana, do II Congresso Nacional de Fiscalização da ANEEL – CONFIA 2025, que acontece de 7 a 11 de abril, em Brasília. A equipe da Câmara Técnica de Energia e da Assessoria Técnica da Diretoria de Gás, Energia e Mineração representa Mato Grosso do Sul no evento, que reúne especialistas de todo o país para discutir o futuro da regulação e fiscalização no setor elétrico.
O CONFIA é a segunda edição do evento que unifica os tradicionais encontros promovidos pela ANEEL — o Encontro Nacional dos Fiscais de Distribuição (ENAFID) e o Encontro Nacional dos Fiscais de Geração (ENAFIG). A proposta é nivelar informações, promover o diálogo e trocar experiências entre os fiscais da Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração e Transmissão (SFGT) e das agências estaduais conveniadas, como é o caso da AGEMS.
A programação é intensa e aborda temas estratégicos, como a influência das mudanças climáticas na qualidade do serviço de distribuição, o uso de inteligência artificial na fiscalização, segurança de barragens, transição energética e perspectivas futuras para os planos de resultados.
De acordo com o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis,
a AGEMS vem trabalhando para fortalecer sua atuação no convênio com a ANEEL, e se aprimora ainda mais com a troca de experiências, qualificação contínua e alinhamento às boas práticas de fiscalização em todo o Brasil.
“Estamos presentes nas discussões mais importantes do setor porque entendemos que a segurança, a eficiência e a inovação devem caminhar juntas. Nosso compromisso é garantir um serviço de qualidade à população sul-mato-grossense, especialmente nesse momento em que o estado expande seus projetos de desenvolvimento, o que requer a segurança no abastecimento”, destaca.
O diretor de Gás, Energia e Mineração da Agência, Matias Gonsales, ressalta que os temas abordados no CONFIA têm conexão direta com a realidade do Estado.
“O Congresso trata dos problemas mais atuais da regulação e fiscalização dos serviços de energia elétrica. Como responsáveis por grande parte da fiscalização sobre o que geradores e distribuidores entregam em Mato Grosso do Sul, estamos atentos às mudanças climáticas e seus reflexos na qualidade do fornecimento, à situação das barragens que abastecem nosso Estado e à importância da manutenção preventiva dessas estruturas”, aponta. “Acredito também que temas como o uso da inteligência artificial como ferramenta de fiscalização e o papel das agências reguladoras na transição energética irão proporcionar discussões muito interessantes para o cenário atual e futuro”, afirma.
O evento acontece no auditório da Confederação Nacional da Indústria, em Brasília.
Foto destaque: Equipe AGEMS com o diretor-geral a ANEEL, Sandoval de Araujo Feitosa Neto