A empresa Estética Avançada, da cidade de Icém, registrou um aumento de 85% na produtividade após quatro meses de acompanhamento pelo Programa ALI Produtividade. A iniciativa integra o Brasil Mais Produtivo, estratégia nacional coordenada pelo Sebrae para elevar a competitividade das micro e pequenas empresas.
A empresária Letícia Gil Degasperi, proprietária da clínica, buscou o apoio do Sebrae-SP em um momento de desafios pessoais e profissionais, em que enfrentava problemas estruturais no negócio. O acompanhamento foi realizado pelo Agente Local de Inovação (ALI) Ricardo Souza da Silva, que iniciou o trabalho com um diagnóstico detalhado por meio do Radar de Inovação, ferramenta que permite identificar gargalos e oportunidades de melhoria.

“A partir do diagnóstico, foi possível mapear os principais desafios da empresária e construir soluções inovadoras que realmente gerassem impacto positivo. O programa trouxe clareza e segurança para a tomada de decisões estratégicas”, explica Ricardo.
Entre as ações implementadas estão a reorganização da gestão financeira, o uso correto de sistemas de controle e o acompanhamento diário do fluxo de caixa. Foi realizada a atualização de todos os prontuários com datas e dados que estavam faltando, melhorando a organização, porém, a empresária já estuda a contratação de um sistema para substituir os prontuários físicos, garantindo mais agilidade, segurança das informações e conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Outro ponto decisivo foi o apoio no planejamento da nova sede da clínica, desde a definição do local até a estruturação dos ambientes de atendimento e recepção. A empresária também recebeu orientações estratégicas para a divulgação da inauguração da nova unidade.
Com as mudanças implementadas, Letícia conquistou uma postura mais confiante em relação ao negócio. “Ao final do ciclo, a empresa alcançou o maior faturamento de sua história, aliado a um controle mais eficiente dos custos, refletindo diretamente no expressivo aumento de 85% na produtividade”, destaca o agente Ricardo.

Segundo Letícia Gil Degasperi, o acompanhamento do Sebrae foi decisivo em um momento delicado da sua trajetória. “O programa chegou em uma fase muito difícil da minha vida pessoal e profissional. Eu estava perdida, com muitos problemas para resolver e sem saber por onde começar. Com o apoio do Sebrae, consegui organizar minha empresa, melhorar minha gestão financeira e enxergar caminhos que antes eu não conseguia ver sozinha. O resultado foi um crescimento que superou todas as minhas expectativas”, finaliza.
Em 2025, o programa atendeu 188 clientes de Barretos e de outras 22 cidades da região, todas pertencentes à área de atuação do Escritório Regional do Sebrae-SP.
O programa é subsidiado pelo Sebrae-SP e oferece acompanhamento personalizado, com duração de quatro a seis meses, auxiliando as micro e pequenas empresas a identificar desafios, implementar soluções inovadoras e crescer de forma organizada e competitiva.
Os donos de microempresas e empresas de pequeno porte interessados em receber atendimentos dos Agentes Locais de Inovação podem entrar em contato pelo WhatsApp (17) 3321-6477, falar com Raphael Santana, analista de negócios do Sebrae-SP e Gestor Regional do Programa ALI Produtividade. O serviço é gratuito.
–
–
Fonte: Agência Sebrae de Notícias




