terça-feira, 5 de agosto de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Conferência inédita da AGEMS promove inovação e sustentabilidade com evento em carbono neutro

Debate reúne especialistas, gestores e representantes da sociedade; mais de 40 prefeituras já foram confirmadas para o evento

A 1ª Conferência Estadual de Sustentabilidade e Regulação em Saneamento será realizada pela AGEMS (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) com foco na inovação, sustentabilidade e soluções para cidades inteligentes.

O evento, que será livre em carbono neutro, reforça o compromisso com práticas ambientais responsáveis e contará com a parceria da Assomasul, Tribunal de Contas de MS, FIEMS, Agência Nacional de Águas, UEMS, Observatório Social de Campo Grande e das Secretarias Estaduais de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis

Com mais de 40 prefeituras confirmadas, a conferência que reúne diversos especialistas discutir propostas inovadoras, tecnologias, boas práticas e os fundamentos da regulação técnica e econômica no setor de saneamento. O objetivo é apresentar os resultados obtidos pela AGEMS nas áreas de água, esgoto e resíduos sólidos, com foco em metas, indicadores, investimentos e impacto direto na saúde e na qualidade de vida da população.

“Esta é uma oportunidade de mostrar o que já avançamos na regulação do saneamento em Mato Grosso do Sul e de ouvir as necessidades e ideias dos municípios. Estamos construindo juntos um modelo de desenvolvimento baseado na responsabilidade com o futuro das nossas cidades”, afirmou o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.

Além de exposições técnicas, a conferência também busca fortalecer a participação dos Conselhos Municipais de Saneamento, promovendo um espaço de diálogo para a construção de uma carta de encaminhamentos com propostas concretas aos titulares e gestores públicos, incentivando o protagonismo local na gestão dos serviços essenciais.

Diretora de Saneamento da AGEMS, Iara Marchioretto.

A programação conta ainda com uma visita técnica ao município de Maracaju/MS, onde os participantes poderão conhecer práticas sustentáveis de gestão de resíduos sólidos, tecnologias ambientais e projetos inovadores como o aproveitamento de podas, materiais de construção, pneus e a produção de biogás a partir dos resíduos gerados em uma escola municipal.

“Regulação não é só fiscalização. É construção conjunta de soluções, inovação, cuidado com as pessoas e com o meio ambiente. Essa conferência é um marco porque conecta conhecimento técnico, compromisso institucional e participação social”, destacou a diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos da AGEMS, Iara Marchioretto.

Confira os temas essenciais para o avanço do setor
• Regionalização dos serviços e apoio técnico aos municípios
• Sustentabilidade e Desenvolvimento local
• Cidades Inteligentes e Índice de qualidade água
• PPPs em infraestrutura social
• Educação ambiental e resíduos sólidos
• Fiscalização e qualidade dos serviços
• Inovação tecnológica no saneamento
• Tarifa social e justiça tarifária
• Saúde e Saneamento básico
• Impactos da reforma tributária e gestão de ativos

Os temas dialogam diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 6, que estabelece a meta de universalizar o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário até 2030.

 

Por Bruna Aquino

www.agems.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas