sábado, 18 de maio de 2024
Campo Grande
20°C

Rádio SOUCG

Aplicativo MS TRIP é ferramenta de praticidade, segurança e agilidade nas viagens rodoviárias em MS

Produto de mais de dois anos de inovação, o APP está disponibilizado para uso e contribuições do usuário

O novo aplicativo de transporte intermunicipal lançado de forma piloto pela Agência Estadual de Regulação (AGEMS) é fruto da inovação implementada nos últimos três anos para modernizar a oferta do serviço ao usuário. Conta com tecnologia, aplicação da ciência de dados para acabar com a assimetria de informações, rastreamento de veículos, novo sistema gerencial para a regulação e as empresas transportadoras.  

As informações mais importantes para quem viaja entre os municípios do Estado começam a chegar de forma mais dinâmica, através do APP MS TRIP, e em breve, também, por meio de paineis instalados em diversos terminais, semelhantes aos que existem nos aeroportos.

“A entrega que nós estamos fazendo é um marco para Mato Grosso do Sul, hoje e para as futuras gerações. Estamos transformando o transporte de passageiros”, destaca o diretor-presidente, Carlos Alberto de Assis, parabenizando a equipe do Centro Integrado de Tecnologia e Inteligência (CITI). O grupo, junto com a equipe da Câmara Técnica de Transporte e Câmara de Regulação Econômica, é responsável pela implementação das inovações que estão chegando.

A diretora de Transportes, Caroline Tomanquevez, reforça o valor do trabalho dos profissionais que abraçaram o projeto e não mediram esforços para trazer ao cidadão um produto inédito, que já está disponível para ser utilizado e avaliado. Além disso, a Agência espera receber sugestões para aperfeiçoar a ferramenta, de forma a atender mais fie possível a necessidade do usuário.

“O que estamos entregando é um grande avanço, uma novidade que nenhuma outra agência reguladora estadual tem”, lembra Caroline. “E o melhor é que aquela pessoa que usa o serviço, que conhece suas demandas e suas dificuldades, vai poder contribuir para esse aplicativo ser ainda melhor”.

O MS TRIP já está disponível em forma de projeto piloto para usuário que viaja nas linhas intermunicipais consultar informações como linhas, horários, tarifas e previsões de chegadas e partidas. Por meio da ferramenta, também é possível ser direcionado para sites de vendas ou WhatsApp das transportadoras para comprar uma passagem.

Todas as empresas que são legalmente autorizadas a operar no sistema no Estado estão inseridas no APP.

Como funciona

  • Acesse uma loja de aplicativos no celular;
  • Busque pelo nome “MS TRIP”;
  • Faça o download.

No Menu VIAGEM, basta informar a origem e o destino, indicar se quer passagem somente de ida ou de ida e volta, e escolher a data para ver as empresas e as linhas disponíveis. O sistema vai listar todas as transportadoras que operam a rota, com seus respectivos horários. IMPORTANTE: o aplicativo lista os diferentes pontos utilizados pelas empresas como local de embarque.

Também é informado o valor da tarifa base aprovada pela Agência – sem encargos e taxas adicionais, como pedágio, taxa de embarque, e seguro facultativo. Esse valor final de pagamento, o usuário terá no momento de compra junto à empresa, que é responsável pela venda, sem intermediação da AGEMS.

Outros serviços

O APP também tem os seguintes menus:

  • Previsões – com informação de horário previsto para chegada ou partida em determinado ponto de parada, considerando que os veículos agora são rastreados.
  • Ouvidoria – com todos os canais de contato da AGEMS para registro de reclamações ou outras solicitações. O usuário também pode usar esse espaço para mandar sugestões que tornem melhor a própria experiência de uso do aplicativo.
  • Informações – onde o usuário encontra uma série de dicas, esclarecimentos de dúvidas e tudo o que precisa saber para viajar com tranquilidade.

 Ambiente de desenvolvimento

O Aplicativo é uma ferramenta nova, que usa a tecnologia para facilitar a vida do passageiro, trazendo agilidade e segurança ao viajar. Como um produto novo, esse é um ambiente de desenvolvimento, onde o usuário poderá experimentar, testar as funcionalidades e contribuir com as melhorias.

As sugestões podem ser enviadas pelos canais da AGEMS, no próprio aplicativo, acessando o botão “Ouvidoria”, ou outros meios de contato:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas