A qualidade da produção sul-mato-grossense ganhou mais um reconhecimento nacional. A Cachaça Três Madeiras, produzida pela DiBonito, conquistou o terceiro lugar na categoria Cachaça Amarela do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2026, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A cachaçaria é acompanhada pelo Senar/MS, por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Agroindústria.
A premiação reconhece a qualidade e a excelência de produtos artesanais brasileiros, valorizando o trabalho dos produtores e a identidade da produção nacional. Foram 170 amostras de cachaças de alambique no concurso de 2026. Os produtos passaram por avaliações de júri técnico e popular, além da análise da história do produto. A DiBonito chegou à etapa final entre as cinco melhores do país em sua modalidade e garantiu um lugar no pódio.
À frente da cachaçaria estão Hamilton Fernandes e Osvaldo Esterquile Júnior, que comemoram o prêmio com orgulho e reforçam mais um capítulo na trajetória da agroindústria, elevando o potencial de Mato Grosso do Sul na produção de bebidas artesanais de qualidade.
“É um privilégio poder representar Bonito e Mato Grosso do Sul em uma premiação dessa importância. A DiBonito tem apenas seis anos de história e já temos muito orgulho do que construímos até aqui. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo e nos motiva a sonhar ainda mais alto. É uma conquista que compartilhamos com toda a nossa equipe, que trabalha com dedicação e carinho, e com parceiros como o Senar/MS, que estão sempre ao nosso lado, nos apoiando nessa trajetória”, destaca Hamilton Fernandes.
A conquista se soma a outros reconhecimentos já recebidos pela DiBonito Cachaça em concursos nacionais, consolidando a trajetória da marca e o trabalho desenvolvido na produção de cachaças artesanais.
Assistência técnica
A DiBonito é atendida pela ATeG Agroindústria do Senar/MS, iniciativa que oferece acompanhamento técnico e gerencial aos empreendimentos rurais, contribuindo para o aprimoramento dos processos produtivos, da gestão e da competitividade dos negócios.
Por meio da assistência, os produtores recebem orientações voltadas à organização e ao desenvolvimento de suas atividades, com foco na qualidade dos produtos e na sustentabilidade econômica dos empreendimentos.
“Essa conquista é motivo de muito orgulho para todos nós e representa o resultado de um trabalho construído a muitas mãos, que envolve o empenho dos produtores e o acompanhamento das nossas equipes técnicas. Ver uma agroindústria atendida pela ATeG entre as melhores do Brasil mostra a importância de um trabalho contínuo e voltado à melhoria da gestão e dos processos produtivos. É um reconhecimento que valoriza o potencial das agroindústrias de Mato Grosso do Sul para produzir com qualidade, agregar valor e conquistar novos mercados”, destaca a coordenadora da ATeG Agroindústria do Senar/MS, Camila Lima.
Assessoria de Imprensa do Sistema Famasul – Ana Palma
Foto: Divulgação CNA
Fonte: Senar MS