sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Agosto Lilás: AGEMS reforça compromisso social no combate à violência contra a mulher

Agência une servidores para falar do Programa Mulher e caminhos para enfrentamento coletivo a situações de violência

O combate à violência contra a mulher é uma causa de todos e deve ser enfrentada com conhecimento e apoio mútuo, da sociedade e do poder público. A mensagem foi tema de um amplo diálogo e reflexão promovidos hoje (15) pela Agência Estadual de Regulação (AGEMS) com os servidores, na Capital.

Por iniciativa da Assessoria Militar com apoio da Gerência de Gestão de Pessoas, a agência se tornou espaço de conhecimento e de chamado ao compromisso a todos os colaboradores, homens e mulheres.

“Estamos aproveitando o Agosto Lilás, mas esse é um tema sensível que precisa ser encarado diariamente. Precisa ser enxergado pela sociedade e cada um de nós, cidadãos, tem que estar preparado a enfrentar esse tipo de problema”, disse o diretor-presidente, Carlos Alberto de Assis.

Convidados para esse dia especial de discussão, dois integrantes da Polícia Militar que são referência em atuação no Programa Mulher Segura.  

De Amambai, onde o projeto nasceu há 11 anos, o 3º Sargento Adelino Aparecido de Oliveira trouxe a mensagem da urgente necessidade de engajamento dos homens nessa luta e de revisão de comportamentos que levam ao machismo nas relações familiares e afetivas.

“Precisamos entender que a violência que acomete as mulheres interessa, sim, aos homens. Precisamos repensar a educação que damos aos meninos, encontrar outros caminhos. É preciso que eles cresçam com outro repertório que não só o da ameaça, da agressão. É preciso criar linguagem pacífica”, resumiu o profissional, apontando a importância de valorizar a expressão de emoções e a igualdade de condições desde a infância.

A coordenadora do programa em âmbito estadual, tenente Denise Martins Castro Rosa, pós-graduada em Direitos Humanos e Políticas Públicas, e atuante na Diretoria de Polícia Comunitária, trouxe os desafios da vivência no combate aos crimes de violência e no acolhimento às vítimas.

Segundo estudos do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, houve dois pedidos de socorro de mulheres agredidas por minuto, e o registro de quatro mortes por dia no último ano. A maioria das vítimas não chegou a registrar ocorrência antes do caso chegar ao nível mais grave.

“Esse é um alerta. Nós precisamos encorajar as mulheres a buscar ajuda. Incentivar a sociedade e intervir”, destacou a oficial militar. “Hoje nós temos instrumentos capazes de auxiliar essas mulheres. Temos que melhorar o ingresso delas na rede de atendimento”, reforçou.

Participando do diálogo ao lado dos demais colaboradores, a diretora de Saneamento Básico, Iara Marchioretto, lembrou a adesão do Estado de Mato Grosso do Sul e da AGEMS com programas e políticas que atrelam o compromisso com a preservação do meio à valorização do bem-estar das pessoas. “Quando falamos em ESG, em Agenda A3P, é preciso colocar esses compromissos em prática, e atuar todos juntos, pelas condições de vida das pessoas, inclusive, enfrentar esse tipo de violência”.

ESG é a sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança adotadas por instituições e empresas.

A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública – é um programa federal que incentiva órgãos públicos a adotarem ações sustentáveis e socialmente responsáveis.

www.agems.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas