quarta-feira, 2 de abril de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

AGEMS e ANEEL fortalecem parceria para garantir qualidade na distribuição de energia em Mato Grosso do Sul

Fiscalização conjunta analisa atendimento emergencial da distribuidora Energisa e medidas para assegurar eficiência no fornecimento de energia

 A segurança e a qualidade do fornecimento de energia elétrica em Mato Grosso do Sul estiveram no centro das discussões entre a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a Agência Estadual de Regulação (AGEMS), em uma reunião institucional realizada nesta segunda-feira (1º). O encontro marcou a abertura de uma agenda de fiscalizações na Energisa, que ocorrerão nos dias 2, 3 e 4 de abril, e reforçou o compromisso conjunto pela melhoria dos serviços prestados à população e pelo desenvolvimento do Estado.

O diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis, recebeu a superintendente adjunta de Fiscalização Técnica dos Serviços de Energia Elétrica (SFT) da ANEEL, Jaqueline Godoy, e o especialista Euvaldo Marques Lessa Filho, destacando o momento desafiador do setor elétrico, impactado por eventos climáticos extremos e com demandas cada vez maiores de energia para dar suporte ao desenvolvimento.

Acompanhado de toda a equipe da Câmara Técnica de Energia, e das diretoras Rejane Monteiro (Inovação) e Caroline Tomanquevez (Transportes e Rodovias), o dirigente reforçou o papel da AGEMS na defesa dos consumidores e na busca por soluções que garantam um serviço eficiente e de qualidade.

Energia elétrica é fundamental. Estamos aqui para ser parceiros e ajudar a entregar os resultados para a população. Nosso Estado está crescendo tanto, que a demanda por energia só aumenta”, ressaltou.

A superintendente adjunta Jaqueline Godoy elogiou o trabalho realizado pela Agência de Mato Grosso do Sul e destacou a importância de estreitar ainda mais essa relação com a agência nacional.

Hoje a ANEEL está buscando expandir a atuação dos conveniados. Temos uma visão ampla do setor, mas as questões regionais precisam ser acompanhadas de perto. O trabalho qualificado da AGEMS traz tranquilidade e confiança, mas queremos fortalecer essa proximidade”, assegurou

Atendimento emergencial, fornecimento seguro

Nos próximos dias, a fiscalização na Energisa MS terá foco na estrutura de atendimento emergencial da distribuidora. A ANEEL e a AGEMS irão se debruçar sobre um conjunto de informações detalhadas sobre equipes, tempos de resposta, planejamento operacional e investimentos em melhorias, garantindo que os serviços estejam alinhados com as expectativas de qualidade e eficiência.

A equipe técnica da ANEEL, o coordenador da Câmara Técnica de Energia (CATENE), Paulo Patrício da Silva, a coordenadora do convênio, Adriana Ortiz, e demais engenheiros da Câmara discutiram os últimos detalhes preparatórios.  

Além de avaliar a estrutura atual, a fiscalização também verificará a capacidade da distribuidora em responder a ocorrências emergenciais, como aquelas que ocorrem em situações climáticas adversas. Serão analisados dados operacionais, tempos médios de atendimento, bem como planos de contingência e comunicação com consumidores e autoridades. Realizada nas distribuidoras de todo o País, a fiscalização busca a segurança e a estabilidade do sistema elétrico, para que os consumidores urbanos e rurais tenham acesso a serviços cada vez mais eficientes.

www.agems.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas