A Agência Estadual de Regulação (AGEMS) realiza o acompanhamento presencial das ações para o restabelecimento integral da distribuição da água potável em Corumbá, afetado nesta sexta-feira (16) pelo rompimento de uma adutora. As equipes da Diretoria de Saneamento Básico (DSB) foram deslocadas para o município para realizar fiscalização e interviram na ocorrência de interrupção no abastecimento de pelo menos oito bairros.
“Estamos acompanhando de perto as obras da Sanesul para correção do problema, a garantia do retorno do fornecimento e, o que também é muito importante, fiscalizando a qualidade da água após a retomada do abastecimento”, assegura o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.
Monitoramento e resposta
Corumbá possui terrenos rochosos e a adutora está assentada nesse solo de rocha calcária, o que pode ter provocado o rompimento. O monitoramento da AGEMS ocorre em tempo real, articulado com as equipes da Sanesul, da Secretaria de Saúde e outras instituições indiretamente envolvidos.
A diretora de Saneamento básico, Iara Marchioretto, destaca que uma “Sala de Guerra” foi instituída por proposta da AGEMS e conta com mais de 28 técnicos de diversas áreas, com o propósito de apresentar soluções adequadas aos problemas emergentes. O acompanhamento seguirá até o restabelecimento da distribuição e a realização de análise sobre a qualidade da água.
As máquinas e equipes da prestadora de serviço estão no local e a estimativa é de que até as 18h dessa sexta-feira os sistemas estejam restabelecidos.
Os bairros afetados são: Popular Velha, Popular Nova, Universitário, Maria Leite, Ernesto Sábica, parte do Centro, Aeroporto, Jardim Aeroporto e imediações. A empresa de saneamento não descarta que outras áreas próximas também sejam impactadas, cenário que será acompanhado de perto pelo monitoramento da agência reguladora.
Abastecimento restabelecido e água de qualidade
Além de acompanhar o restabelecimento do fornecimento de água, é preciso monitorar se a água que volta às torneiras tem a qualidade exigida. Para isso, a equipe da AGEMS monitora a Estação de Tratamento de Água (ETA), para verificar as condições técnicas e operacionais das instalações e a qualidade da água em distribuição.
A verificação inclui a coloração e todos os parâmetros microbiológicos, que precisam estar em conformidade com a Portaria GM/MS nº 888/2021 (do Ministério da Saúde) e Resolução Conjunta Nº 01/2023/SES-MS/AGEMS, que estabelece a normatização do Índice de Qualidade da Água – IQA nos Contratos de Programa e instrumentos correlatos das Políticas Públicas de Saneamento Básico dos Municípios Regulados pela Agência Estadual.
A AGEMS exigiu um Plano de Contingência, com ações que serão tomadas pelo prestador, que passará a monitorar indícios de turbidez e cor da água.
Atendimento ao usuário, denúncias e reclamações
O Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC – da Sanesul está apto para o recebimento das reclamações, pelo número 0800 067 6010.
O usuário deve anotar o protocolo e caso não tenha a solução no prazo estabelecido, poderá buscar o atendimento da Ouvidoria da SANESUL, 0800 647 7878
A AGEMS recebeu diversas denúncias pela Ouvidoria (0800 600 0506) e manteve seus canais de atendimento ininterruptos, para o acesso do usuário. As contribuições dos usuários pela Ouvidoria, fortalecem o processo de fiscalização do desempenho do prestador, e do atendimento adequado ao usuário.