segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

AGEMS acompanha mudanças no setor elétrico e reforça compromisso com a informação ao consumidor

A Agência Estadual de Regulação (AGEMS) está atenta às transformações que estão se desenhando no setor elétrico brasileiro, especialmente em temas que impactam diretamente os consumidores, como a ampliação do mercado livre de energia e as recentes alterações na tarifa social.

Atualmente, o mercado livre é restrito a grandes consumidores do grupo A, mas a expectativa é que, a partir de 2026, ele seja ampliado, permitindo que mais usuários possam escolher seus fornecedores. Essa transição traz desafios tanto para as distribuidoras quanto para os consumidores, que precisarão estar bem informados para tomar decisões conscientes.

A Tarifa Social conta com regras que ampliaram o alcance do benefício desde julho deste ano. Já as mudanças no mercado livre estão em discussão entre o Governo Federal e o Congresso Nacional, e deverão depois ter a regulamentação pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De forma proativa, a AGEMS se prepara para atender às demandas dos usuários de Mato Grosso do Sul, buscando garantir o acesso à informação sobre direitos e deveres.

Nesta segunda feira (11), a Tarifa Social e a expansão do mercado livre foram pauta de diálogo com setores de atendimento ao cliente a de regulação da Energisa MS, principal distribuidora do Estado. Participaram o diretor-presidente Carlos Alberto de Assis; a Ouvidora, Cristiane Leite; os diretores Rejane Monteiro e Matias Gonsales; engenheiros e assessores da Diretoria de Energia.

Pela Energisa, a Coordenadora de Grandes Clientes, Aline Mesquita; a Coordenadora Regulação Técnica/Comercial, Natalia Reis; e a Supervisora de Relacionamento e Ouvidora, Thamara Collombelli.

“É muito importante alinhar o conhecimento e estarmos empenhados em levar a informação, os esclarecimentos os consumidores”, destacou Carlos Alberto de Assis. “O setor elétrico vem passando por mudanças importantes e isso requer o equilíbrio, e, especialmente, o atendimento ao consumidor, lá na ponta, não só com o serviço, mas com orientação”.

O diretor de Energia, Matias Gonsales, reforçou o compromisso da Agência com a fiscalização responsiva, onde a oferta do serviço seja eficiente tecnicamente, e com transparência nas informações.  

“A Ouvidoria é o ponto de entrada para o usuário que tem dúvidas, que quer saber onde buscar um benefício, ou fazer uma reclamação. Então, esse diálogo permanente com a distribuidora de energia se torna fundamental”, afirmou a Ouvidora Cristiane.

 

www.agems.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas