sexta-feira, 4 de abril de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

A Expo GovBrasil, feira de exposição de produtos e serviços, consolidou-se como a grande novidade do Senacop 2023 (Seminário Nacional de Compras Públicas), o maior evento do segmento no Brasil, nesta edição com foco na Nova Lei de Licitações. Empresas e órgãos ligados ao Estado puderam apresentar soluções que entregam inovação ao poder público.

Com entrada gratuita e montada no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, a Expo GovBrasil é uma oportunidade imperdível aos visitantes, pois oferece uma visão abrangente da evolução da administração pública, reunindo empresas, marcas, instituições, conselhos profissionais e pastas estatais. Representantes de diversas áreas, como saúde, educação, tecnologia e logística, marcaram presença.

Dentre eles está Paulo Gustavo, CEO da Licitanet, uma plataforma virtual que permite a realização de negociações seguras, interativas e em tempo real por meio de licitações eletrônicas. “É a ponte entre o fornecedor e o comprador […] e também damos suporte para auxiliar as partes envolvidas no processo, diferente de outras plataformas”, explicou.

Para Paulo, participar de uma feira como a Expo GovBrasil, dentro de um evento com o peso do Senacop 2023, é uma oportunidade única. “A gente veio aqui atrás de oportunidades. Somos parceiros do Senacop desde 2018 e acho importantíssimo eventos como este, pelos quais a gente consegue estar ainda mais perto dos gestores”, ressaltou.

Bruno Lisboa de Oliveira, gerente de contas do Grupo BSG, também elogiou a feira. Eles trouxeram de Minas Gerais uma proposta inovadora por meio da construção modular, que garante economia, segurança e garantia de entrega de uma obra sem atrasos. Com um conceito inovador, eles são capazes de construir uma escola em poucos dias, por exemplo.

“Conseguimos entregar uma construção de 1 mil metros quadrados em 120 dias, com agilidade na entrega, eficiência e inovação”, disse ele, ao apresentar sua empresa. “O Senacop e a feira são importantes, pois permitem contato com vários gestores. É uma oportunidade que nos coloca onde não conseguimos chegar no dia a dia”, destacou.

Senacop 2023

O Senacop 2023 teve início na segunda-feira (20), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, com palestra que contou com a presença do ministro Benjamin Zymler, do TCU (Tribunal de Contas da União), e termina nesta quarta-feira (22). A programação inclui diversas atividades, desde workshops e talk show de mulheres, até oficinas com especialistas reconhecidos nacionalmente.

A edição deste ano, a quinta da história do seminário, tem como tema central a Nova Lei de Licitações, que já está em vigor há quase dois anos e passa a ser obrigatória a partir de janeiro de 2024. Em sua palestra de abertura, o ministro lembrou da importância das novas regras e afirmou que boa parte dos gestores brasileiros ainda encontra dificuldades.

“[…] boa parte dos fracassos no campo licitatório se dá, em grande parte, por conta do mal planejamento e da má governança das contratações no Brasil. Algo em torno de 40% das obras realizadas com recursos federais estão paralisadas e isso mostra o fracasso da gestão de contratos de licitação”, explicou o ministro, ressaltando a relevância do Senacop.

“Eventos como este visam qualificar os servidores públicos e fornecer um espaço para discutir dúvidas e respostas. Esperamos que a lei seja implementada plenamente, porém, o prognóstico atual não é positivo. Até o momento, ela tem sido utilizada principalmente para contratações diretas, inexigibilidade e pregões diretos, refletindo o costume brasileiro de deixar tudo para a última hora”.

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas