terça-feira, 14 de outubro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Stock Car acelera novamente em Campo Grande com corrida, história e ação em escola

A emoção da velocidade vai tomar conta de Campo Grande novamente! Após seis anos de ausência, a Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro, está de volta à capital sul-mato-grossense em uma edição especial que conta com o apoio da Prefeitura Municipal. A cidade sedia uma etapa do campeonato nos dias 25 e 26 de outubro, no Autódromo Internacional Orlando Moura.

E a programação vai além das pistas: na sexta-feira, 24 de outubro, 10 alunos de altas habilidades da Escola Municipal Senador Rachid Saldanha terão a oportunidade de visitar os boxes da competição e conhecer de perto o universo do automobilismo. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a educação e o estímulo a atividades extracurriculares que promovem o desenvolvimento dos estudantes. Além de oferecer uma experiência única, a visita aproxima os jovens de equipamentos esportivos e culturais da cidade, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a valorização da cultura local.

Com a exclusão da etapa no Rio Grande do Sul, a organizadora Vicar escolheu Campo Grande para integrar novamente o calendário da BRB Stock Car, confirmando o protagonismo da capital como cidade em franco desenvolvimento e com tradição no cenário esportivo nacional.

O Autódromo Internacional Orlando Moura possui uma pista de 3.443 metros de extensão, com nove curvas e sentido anti-horário, sendo considerado um dos mais importantes do país. A última vez que Campo Grande recebeu uma etapa da Stock Car foi em 2019, quando Thiago Camilo e Rubens Barrichello dividiram as vitórias em uma rodada dupla.

Campo Grande é um show à parte

Campo Grande tem histórias de sobra para contar quando o assunto é Stock Car. Desde a primeira corrida realizada em 2002, o Autódromo Internacional Orlando Moura já foi palco de grandes duelos, ultrapassagens arrojadas e vitórias inesquecíveis.

E se tem um nome que brilha por aqui, esse nome é Cacá Bueno. O piloto carioca é, sem dúvida, o “Rei da Pista” em solo campo-grandense: já venceu três vezes (2004, 2006 e 2018), tem o maior número de poles (3) e ainda coleciona nada menos que seis pódios. Um verdadeiro dominador!

Mas ele não está sozinho nessa galeria de campeões. Outros nomes também deixaram sua marca por aqui. David Muffato, Felipe Fraga e Thiago Camilo venceram duas vezes cada. Já pilotos como Beto Giorgi, Tarso Marques, Ricardo Maurício, Nonô Figueiredo, Luciano Burti, Marcos Gomes e o ídolo Rubens Barrichello venceram ao menos uma vez nas curvas desafiadoras do circuito.

Na disputa pelas poles, além de Cacá, brilham nomes como Daniel Serra, com duas conquistas, e uma turma de pilotos que largou na frente uma vez, como Raul Boesel, Átila Abreu, Allam Khodair, Marcos Gomes e o já citado Camilo.

E falando em pódio, a lista de pilotos que já saborearam um troféu em Campo Grande é longa e estrelada! Além de Cacá, que lidera com seis aparições, Marcos Gomes e Thiago Camilo somam cinco pódios cada, seguidos por Muffato e Maurício, com quatro, e Átila Abreu, com três. Também já subiram ao pódio nomes como Nelson Piquet Jr., Julio Campos, Ingo Hoffmann, Gualter Salles, entre outros grandes do automobilismo nacional.

Para quem gosta de números e velocidade: o recorde de volta mais rápida em classificação pertence a David Muffato, que em 2003 cravou 1min25s684, voando a uma média de 144,2 km/h. Já o recorde de corrida é de Mateus Greipel, que em 2004 completou uma volta em 1min27s362, com média de 141,4 km/h. Pura adrenalina! Com tanta história, números impressionantes e pilotos lendários, não dá pra negar: Campo Grande tem gasolina de sobra no sangue e coração acelerado quando o assunto é Stock Car.

#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra o carro do piloto Nelson Piquet na corrida realizada na cidade em 2019.

Esporte – CGNotícias