quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Campo Grande
28°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

MS participa das Paralimpíadas sendo a 5ª maior delegação

Acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), as competições das  Paralimpíadas Escolares 2024, o maior evento esportivo do mundo voltado para crianças e jovens com deficiência. Mato Grosso do Sul será representado por uma delegação de 101 atletas, configurando-se como a quinta maior equipe da competição. 

A cerimônia de abertura ocorre na noite desta terça-feira (26), enquanto as disputas se estendem de quarta-feira (27) a sexta-feira (29). Este ano, o evento, organizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), bateu recorde de inscritos, reunindo mais de 2 mil participantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Criadas em 2006, as Paralimpíadas Escolares desempenham um papel crucial na inclusão social e no desenvolvimento esportivo de jovens paratletas, sendo uma plataforma para revelar novos talentos do esporte paralímpico nacional.

Os atletas disputarão competições em 13 modalidades esportivas, incluindo atletismo, natação, bocha, goalball, futebol de cegos e basquete em cadeira de rodas. Destaque para o atletismo, que lidera em número de inscritos, com mil competidores. Outras modalidades com expressiva participação são a natação (323 inscritos), a bocha (156), o tênis de mesa (103) e o badminton (102).

Uma novidade deste ano foi a realização de seletivas estaduais para as modalidades de atletismo, natação e bocha, dentro do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, promovido pelo CPB no primeiro semestre. Este evento percorreu todo o país, fortalecendo o alto rendimento e o desenvolvimento do esporte paralímpico.

O estado busca consolidar sua posição entre as potências do esporte paralímpico nacional. Em 2023, Mato Grosso do Sul conquistou a quinta colocação geral nas Paralimpíadas Escolares, e o objetivo para esta edição é manter-se entre os cinco melhores estados do Brasil, segundo o diretor de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, Leandro Fonseca. “Este ano, aumentamos nossa participação de sete para nove modalidades, incluindo o goalball e o halterofilismo, o que reflete nosso crescimento e o trabalho realizado no esporte paralímpico”, destacou Fonseca.

Para o secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, a relevância do evento vai além da competição. “As Paralimpíadas Escolares mostram o quanto o esporte pode transformar vidas, especialmente no que diz respeito à inclusão e ao desenvolvimento pessoal e social dos jovens. Mato Grosso do Sul tem avançado e se destacado, e estamos muito orgulhosos de apoiar nossos atletas, que são verdadeiros exemplos de superação e determinação”, afirmou.

Com assesoria

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas