domingo, 24 de novembro de 2024
Campo Grande
29°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

MS garante 13 medalhas na disputa dos Jogos Universitários em SC


Mato Grosso do Sul fechou sua participação nos JUBs (Jogos Universitários Brasileiros) 2023 com 11 medalhas (cinco ouros, três pratas e três bronzes) e dois troféus (um de ouro e outro de bronze). A 71ª edição da maior competição universitária da América Latina teve Joinville (SC) como casa, com início em 8 de outubro e término no último fim de semana.

Coordenada pela FUEMS (Federação Universitária de Esportes de Mato Grosso do Sul), a delegação teve apoio do Governo do Estado, por intermédio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

Os esportes de luta foram os principais responsáveis por colocar Mato Grosso do Sul no pódio. Pelo terceiro ano consecutivo, o wrestling (luta olímpica) sul-mato-grossense foi a principal sensação. Os quatro atletas que representaram o estado alcançaram o lugar mais alto do pódio. Desde que a modalidade foi adicionada aos JUBs, em 2021, Mato Grosso do Sul não sabe o que é perder uma luta sequer. De lá para cá, foram 10 medalhas de ouro.

Neste ano, Amanda Lima Leal (-62 kg), Assíria Daniela Maurício da Silva (-53 kg), Paulo André Gonçalves da Silva (-74 kg) e Pedro Samuel Gonçalves da Silva (-86 kg) brilharam pelo estilo livre. Levando o nome da Faculdade Estácio de Sá, de Campo Grande, os atletas foram orientados pelo técnico Agnaldo Pereira dos Santos. A atuação das atletas rendeu o título geral feminino da modalidade.

No karatê foram três medalhas e o troféu de terceiro lugar na classificação geral masculina. Com as cores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Rodrigo Nonato foi ouro no estilo kata e Erick Taira repetiu a medalha de prata da última edição, pela categoria +84 kg no estilo kumitê. Letícia Mendez, da Unigran Capital, assegurou a medalha de bronze na categoria -55 kg, também no kumitê.

Já o judô teve acadêmicos da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) como medalhistas nos JUBs Joinville. Vitória Siqueira Andrade garantiu a prata na categoria meio-médio (-63 kg) e José Marco Demarco foi o terceiro melhor na categoria meio-médio (-81 kg).

“São conquistas que dão orgulho e não são apenas reflexo do talento e dedicação de nossos jovens esportistas, mas também de um comprometimento contínuo com o desenvolvimento do esporte universitário em nosso estado. Estes resultados demonstram que estamos no caminho certo e que o investimento em infraestrutura esportiva, treinamento de atletas e programas de incentivo tem gerado frutos”, enfatiza o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges.

No total, foram 16 modalidades disputadas nos JUBs Joinville 2023: acadêmico (apresentação de artigos científicos no segmento esportivo), basquetebol, breaking, cheerleading, e-sports (Clash Royale, Counter-Strike: Global Offensive, Free Fire, futebol eletrônico, League of Legends e Valorant), futsal, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, voleibol, wrestling (luta olímpica) e xadrez.

Ao longo de 14 dias, a competição organizada pela CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário) recebeu aproximadamente cinco mil estudantes-atletas das 27 unidades federativas.

O atleta Paulo André Gonçalves da Silva, aluno da ESTACIO DE SÁ/MS ( azul ) Foto: Saulo Cruz/CBDU

Confira todas as medalhas e troféus conquistados por Mato Grosso do Sul nos JUBs Joinville 2023:

11 medalhas:  5 ouros, 3 pratas e 3 bronzes

2 troféus: 1 ouro e 1 bronze

 OURO

  • Amanda Lima Leal – estilo livre feminino, categoria -62 kg (wrestling) – Estácio CG
  • Assíria Daniela Maurício da Silva – estilo livre feminino, categoria -53 kg (wrestling) – Estácio CG
  • Paulo André Gonçalves da Silva – estilo livre masculino, categoria -74 kg (wrestling) – Estácio CG
  • Pedro Samuel Gonçalves da Silva – estilo livre masculino, categoria -86 kg (wrestling) – Estácio CG
  • Rodrigo Nonato Lima Braz – estilo kata (karatê) – UFMS
  • Troféu – wrestling feminino geral – Estácio CG

 PRATA

  • Guilherme Chinem Alexandre Alves e Lívia de Souza Lima – dupla mista (tênis de mesa) – Unigran Capital
  • Erick Kenji Medrado Taira – estilo kumite, categoria +84 kg (karatê) – UFMS
  • Vitória Siqueira Andrade – categoria meio-médio -63 kg (judô) – UCDB

 BRONZE

  • Lívia de Souza Lima – disputa individual feminina (tênis de mesa) – Unigran Capital
  • José Marco Pereira Leite Demarco – categoria meio-médio -81 kg (judô) – UCDB
  • Letícia Mendez – estilo kumite, categoria -55 kg (karatê) – Unigran Capital
  • Troféu – karatê masculino geral – UFMS

Fonte – Lucas Castro/assessoria 

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas