A rodada final da fase de grupos do Campeonato Sul-Mato-grossense sub-13 definirá os 16 clubes que seguem para o mata-mata. Entre os destaques, o União ABC aparece como a equipe de melhor campanha até o momento, liderando em pontuação e mantendo a invencibilidade, com 100% de aproveitamento, sendo que o Pantanal também faz mesma campanha,mas com jogos a menos. Além do União ABC, outros cinco clubes seguem invictos na competição, reforçando o alto nível técnico do torneio. Cinco times já estão matematicamente classificados para as oitavas de final.
Com o sistema de classificação favorecendo o saldo e número de pontos, quatro partidas desta última rodada envolvem confrontos diretos onde um dos times precisa apenas do empate para garantir a vaga. Esses duelos prometem grande equilíbrio e tensão, já que qualquer erro pode custar a eliminação precoce.
Os jogos
No Grupo A, Urso/Pró Gol e Águia Negra vão apenas cumprir tabela, visto que o time de Rio Brilhante já está eliminado e não almeja mais nada. O Urso espera o resultado Náutico e Comercial para saber o adversário da fase de mata-mata. A outro partida, jogando fora de casa, o Naviraiense ainda luta pela segunda vaga, mas para isso terá que jogar como nunca. Somente uma vitória por goleada leva a vaga. O adversário, Instituto Ismaily tem a vantagem do empate para passar de fase.
Pelo Grupo B, a situação já está definida. O líder é o SEDUC, de Anastácio, que venceu três e empatou uma. O adversário da outra fase será entre o melhor terceiro colocado por índice técnico. Somente ao final da rodada terá a definição. O Corumbaense chega classificado para enfrentar o Terenos/Falcões, que está fora da outra fase. O time do Carijó vai enfrentar o segundo coloca do grupo E, que tem indefinição.
No Grupo C, apenas uma partida que tem uma missão complicada para os donos da casa. O Ícaro, de Água Clara, não sabe o que é vitória e terá que golear por uma diferença de cinco gols diante do Costa Rica. Só assim ficaria com a vaga do mata-mata. O CREC joga pelo empate.
O clássico douradense entre Ubiratan e Operário AC vai definir quem ficará com a primeira colocação. O empate é favorável ao Ubiratan por possuir um bom saldo de gols. Esse é o único jogo doa Grupo D.
No campo do Cene, em Campo Grande, terá duas partidas decisivas em grupos diferentes. Na primeira partida, Grêmio Santo Antônio e CEFAC entram com situação bem diferente, no Grupo E. Ao GSA somente uma vitória de goleada para seguir na competição, já os vermelhinhos necessitam de um simples empate. O outro jogo é pelo Grupo F, e vai valer a segunda posição. Náutico e Comercial estarão frente a frente pela luta direta da vaga.
O Estadual Sub-13 tem sido vitrine para jovens talentos sul-mato-grossenses e conta com organização da Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul (FFMS), que tem reforçado o calendário de base no estado.
As oitavas de final estão previstas para começar na próxima semana, com confrontos eliminatórios em jogo único. A expectativa é de partidas emocionantes e grande presença das torcidas locais.
Os classificados até o momento são: Urso, União ABC, Seduc, Pantanal e Corumbaense.