quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Dourados projeta atletas em projetos envolvendo alunos/atletas

Projetos vem ajudando muitos atletas no Mato Grosso do Sul (foto-acs)

Os projetos de futebol de salão masculino e feminino, nas diferentes categorias, envolvendo alunos-atletas da escola estadual Presidente Vargas e da escola estadual Ramona da Silva Pedroso, em parceria com a entidade ‘Eia, Dourados!’, estão comemorando um ano de importantes conquistas e valiosas projeções neste 2024.

De acordo com o coordenador e treinador das equipes, o professor Daniel Tomiatti, tudo isso foi possível graças ao incentivo recebido por parte do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar)/Fundesporte/SED.

 

Daniel ainda destacou a colaboração de desportistas, personalidades e instituições que incentivam as novas gerações nas práticas recreativas.

Projeto Prodesc/Fundesporte/SED – Escola Presidente Vargas masculino

Os alunos selecionados para treinamento que reuniu entre 20 e 25 atletas do ano-base 2007/08/09, tiveram um período de preparação em abril de 2024 para participação em diferentes eventos durante o calendário anual.

Nos Jogos de Outono realizados no Complexo Esportivo Jorjão, promovido pela Funed, de 2 a 12 de julho, em Dourados, reunindo 12 equipes das redes pública municipal e estadual e privada, o time da Escola Presidente Vargas foi vice-campeão.

No Festival de Futsal, que também aconteceu no Jorjão, entre setembro e outubro, com 5 equipes da rede estadual, os meninos ficaram com o troféu de campeão. 

Na 2ª. Copa do Vale, disputada em Ivinhema, em maio, com 6 equipes, obtiveram o terceiro lugar; na 27ª. Copa Chama, em Naviraí, entre outubro e novembro, com 24 equipes de 13 cidades, na Categoria Sub-17, o resultado foi o sexto lugar.

Os meninos ainda representaram a escola na Copa da Juventude/TV Morena, categoria Sub-14, e ficaram em quarto lugar na competição que reuniu 16 equipes (várias de Dourados), e onde o campeão foi o time da escola Rosa Câmara que derrotou Rio Brilhante na final.

O professor Daniel Tomiatti lembra que nessa disputa promoveu umtreinamento específico com atletas de 14 anos, visando formar novos talentos para 2025. “Trata-se de um trabalho antecipado de preparação, justamente voltado para as seletivas do período do ano em que vamos utilizar atletas do ano-base 2008/09/10”.

Ele também destacou que a escola Presidente Vargas incentiva projetos de natação, tênis de mesa, basquete, voleibol, xadrez, entre outras modalidades, graças à sensibilidade do diretor Fernando Fernandes e o adjunto Rodrigo Lima.

Projeto Prodesc/Fundesporte/SED – Escola Ramona da Silva Pedroso

As equipes masculina e feminina, nas categorias 15 a 17 anos, representando a escola, também tiveram um ano positivo nas competições em que foi testada. O time masculino participou na Copa de Outono e no Festival de Futsal.

O feminino esteve presente na Copa de Outono, onde conseguiu o primeiro lugar; nos Jogos Escolares da Juventude de MS ficou em 4º lugar; no Estadual da Federação Categoria Sub-16 chegou em quinto e no Sub-19 terminou em terceiro lugar. Ainda foi campeão na Copa da Juventude da TV Morena, Categoria Sub-16.

Em ascensão, as meninas de Dourados também representaram o Município na Taça Brasil Sub-17, evento promovido pela Confederação Brasileira de Futsal, terminando em 5º. lugar, com atletas da escola Ramona e da entidade ‘Eia, Dourados’.

Além da boa colocação na tabela, Dourados ainda projetou as artilheiras na Copa de Outono e da Copa da Juventude, Dafini Romero, e a Melhor Goleira da Copa de Outono, Izabeli Cáceres e Geovana Ribeiro, da Copa da Juventude.

Daniel faz uma observação sobre a participação na Taça Brasil, com o ótimo resultado resultado com o representante de São Paulo, “uma das camisetas mais pesadas do Brasil, representada pelo time de Taboão da Serra, de quem ganhamos de 6×2 na categoria Sub-17”.

A escola Ramona da Silva Pedroso ainda é referência no tênis de mesa, um dos maiores vencedores de Dourados e no basquete, com o estímulo proporcionado pelas ações do diretor Fabio Almeida e Silva e o adjunto Patrick Talhina do Amaral.

Agradecimentos

Para o professor e coordenador técnico das equipes do Presidente Vargas e do Ramona Pedroso, Dourados ainda tem o privilégio de contar com grandes incentivadores para as modalidades da base do esporte, como o vice-governador Barbosinha, o escritório Contábil São Paulo (por meio dos empresários Paulo Campione e Milton Luna), as empresas Purimada, Joao McLaren Auto Center, Comig Materiais de Construção, GWA Transportes, a UCVMS (União de Câmaras de Vereadores de MS), através do vice-presidente Pastor Sergio Nogueira, respaldado pelo presidente Jiovane Vieira, e da Prefeitura, através da Funed (Fundação de Esporte), Semed (Secretaria municipal de Educação) e do Planejamento, por meio do apoiador Romualdo Diniz.

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas