A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) organiza, neste fim de semana, mais um Curso de Treinador de Futebol. A capacitação acontece entre os dias 20 e 22 de outubro por meio da MTavaraes Eventos. Todas as palestras acontecem na sala de reuniões do Hotel Internacional, em Campo Grande.
O objetivo do curso é discutir as novas tecnologias do futebol e credenciar técnicos a atuarem em competições oficiais organizadas pela FFMS e outras entidades promotoras de eventos que exigem essa capacitação. O curso terá a presença do técnico João Marçal Filho como palestrante principal. O treinador tem experiência em clubes como Juventus e Corinthians e no Mato Grosso do Sul comandou diversos clubes, entre eles Operário FC, Novo FC e Misto EC.
Nesta edição, estão inscritos cursistas de Campo Grande, Chapadão do Sul, Angélica, Aquidauana, Três Lagoas, Maracaju, Itaporã, Costa Rica, São Gabriel do Oeste, Coxim, Maracaju, Mundo Novo e até de Bombinhas, cidade do litoral de Santa Catarina.
Já estiveram presentes nos cursos anteriores nomes como Duílio Dias Júnior, ex-zagueiro do Fluminense; Chiquinho Lima, campeão estadual pelo Sete de Dourados e Claudio Roberto, campeão pelo EC Águia Negra e pelo Cene, ambos com passagens por outros clubes do Estado; Vinicius Crivelato, operador de carreiras de jogadores e editor do Trilhas do Futebol em Curitiba; Glauber Caldas, ex-técnico do Operário e atualmente na AA Portuguesa; Robson Matos, técnico e preparador físico com passagens pela Índia, Emirados Árabes clubes sul-mato-grossense e Rodrigo Cascca, técnico campeão pelo Águia Negra e que neste ano subiu para a Série A do Estadual de Santa Catarina o Nação Esportes, de Joinville.
Programação
A programação do curso começa com palestras na sexta-feira (20), às 19h, com os temas “Profissão: Treinador de Futebol” e também “Montagem do Elenco”. No sábado (21), as atividades acontecem durante todo o dia. Na programação palestras com João Marçal e também do Mestre em Educação Gabriel Ota, sobre a influência do treinamento da dupla tarefa no futebol. Já no domingo (22), a relação do treinador com a arbitragem será tratada pelo árbitro do quadro da CBF, Augusto Ortega. João Marçal encerra o ciclo com o debate sobre a leitura de jogo e seus desdobramentos.