Com a presença do prefeito Eduardo Campo Campos e outras autoridades, o município de Ponta Porã recebeu a 2ª etapa do Circuito Sul-mato-grossense de Boxe. A competição realizada pela FDBMS (Federação de Boxe do Estado de Matogrosso do Sul) foi marcada por 59 combates, envolvendo alguns dos melhores boxeadores de Matogrosso do Sul, Paraguay e Bolívia. A competição realizada no ginásio Municipal Rachid Saldanha Derzi contou com média superior a mil torcedores nas três sessões.
Em sua 20ª edição, o Circuito MS, como também é conhecido popularmente, acontece anualmente em três etapas em municípios diferentes e a disputa é em sistema de pontos corridos entre atletas e técnicos. Na disputa por equipes, a 2ª etapa em Ponta Porá teve confrontos acirrados entre o CT Corumbá e Ceintre/Boxe Elite, de Campo Grande. O primeiro, liderado pelo técnico Carlos Costa, terminou na liderança com 272 pontos e o time do técnico Paulo Lima ficou com 264 pontos.
Ainda na disputa entre equipes/técnicos, a Associação 1º Round (Campo Grande), garantiu o 3º lugar com 140 pontos, na 4ª colocação, Ass. Combate (Ponta Porã) com 136 e em 5º lugar com 102 pontos a Pugillus (Corumbá). Conforme o regulamento, a vitória é o equivalente a 20 pontos e a derrota 4 pontos. A equipe do Comite Olímpico Paraguaio também participou da competição como convidada.
CONFRONTOS MARCANTES
Duelos aguardados com muita expectativa foram cercados de rivalidade, entre os quais, o confronto entre o campeão sul-mato-grossense Pedro Ribeiro e o campeão paraguaio Alan Josias. A vitória na 55 kg elite, por decisão dividida, foi de Pedro, mas o combate foi marcado pelo equilíbrio e elevada qualidade técnica, que motivaram intensos aplausos dos torcedores.
No duelo entre dois integrantes da Seleção de MS, o ponta-poranense Vinicius Jamaika (Ass. Combate) derrotou por pontos ao campo-grandense Gabriel Mello (Boxe Elite), em combate muito equilibrado. Foi a segunda vitória de Jamaika.
As mulheres também empolgaram os torcedores. A vice-campeã brasileira, Luana teve dificuldade no começo diante da boliviana Celeste Sejas, mas no último round a campo-grandense impor seu ritmo de luta e venceu no 3º round após três contagem protetoras.
O evento foi fechado com o duelo empolgante entre o campo-grandense Rodrigo Queiroz (Boxe Elite) e o boliviano Hector Cortes (CT Corumbá). O confronto foi intenso do começo ao fim, mas prevaleceu a maior experiencia do campo-grandense, que garantiu a vitória por pontos. Rodrigo Queiroz, medalha de bronze no Open Brasil, é o atual campeão da categoria e é detentor do troféu de melhor atletas de 2024.
O final de semana de boxe em Ponta Porá ainda contou com participação de diversos atletas de ponta, entre os quais, os paraguaios Rody Riquelme (Ass. Combate) e Minerva Montiel, integrante da Seleção Olímpica do Paraguai, que venceram seus respectivos combates.
A competição é aberta às classes infantil (13 e 14 anos), cadete (15 e 16 anos), juvenil (17 e 18 anos) e elite (19 a 40 anos), contou com participação de 100 atletas de 18 academias, representando de 12 municípios. O Circuito MS teve sua primeira etapa realizada em Campo Grande e a 3ª está programada para o município de Corumbá, no mês de agosto.
A 2ª etapa do Circuito Sul-mato-grossense contou com apoio da SETESC (Secretaria de Estado de Turismo Esporte e Cultura), Fundesporte, Secretaria Municipal de Esportes de Ponta Porã e UCP (Universidade Central do Paraguai)
com assessoria