Reunindo atletas e competidores do Brasil inteiro e de outros países, a Corrida do Pantanal no Domingo (8), teve pela primeira vez um brasileiro no topo de uma prova de elite da corrida de rua em Campo Grande, considerando o histórico de eventos organizados pelo Sesi e pela TV Morena. O evento reuniu mais de 20 mil pessoas
O baiano Fábio Jesus Corrêa quebrou a hegemonia dos africanos, que haviam vencido todas as provas anteriores. Entre as mulheres, deu a queniana Scholastica Jepkemboi.
Fábio teve como concorrente estrangeiro o tanzaniano Decta Bonephance, além de outros sete brasileiros. “Eu acredito que a gente também é capaz, basta acreditar, focar e treinar, porque eles treinam bastante, eles focam para isso. É uma prova boa para testar o atleta, não tem tanta curva, é boa de correr. Só pesa um pouco o declive, tem bastante sobe e desce, mas foi nota 10. Hidratação foi excelente, a organização está de parabéns”, afirmou Fábio
Resultados da Corrida do Pantanal 2023 – Atletas de elite 15 km
Masculino
1º – Fábio Jesus Correia – 47m24
2º – Wellington Bezerra da Silva – 47m37
3º – Glenison Gilbert de Carvalho – 47m49
4º – Pablo Fagundes da Costa – 47m57
5º – Ronan Moraes da Silva – 48m03
Feminino
1º – Scholastica Jepkemboi – 57m09
2º – Susane de Araújo Martins – 57m30
3º – Beatriz Leite do Nascimento – 1h04m13
4º – Gisele Bittencourt Venâncio – 1h04m22
5º – Edinara Regieli dos Santos Sanches – 01h04m44
Corrida 7km
Foi em cima da hora que o vencedor da categoria masculino geral, Vilmar Roberto Dias, resolveu correr o percurso de 7 quilômetros. O treino todo foi feito para trecho de 15 quilômetros, já que ele seria guia de um atleta PcD (pessoa com deficiência), que desistiu da competição.
O preparo pesado, além dos 15 anos de participação em corridas, deu vantagem no percurso mais curto. “Consegui encaixar um ritmo bom e dominei a prova de ponta a ponta”, destacou.
Indústria
E o bicampeonato na categoria indústria veio para Erismar de Ávila Almeida. Funcionário da celulose, em Iguatemi, ele está há 9 anos na unidade e se encontrou com a corrida em 2018.
Estudante de Educação Física, Évelin Lima Eich Ribeiro, tornou-se a campeã da categoria feminina do percurso de 7 quilômetros. “Estava ansiosa, porque é muita gente. Dá aquele nervosismo. Mas é uma prova incrível. Achei maravilhosa a organização e ainda por ser uma inscrição grátis”.
Confira os vencedores do percurso de 7 quilômetros:
Masculino Geral
1° Vilmar Roberto Dias
2° Carlos Alberto Paraiso
3° Genivaldo Nunes Pessoa
4° Claudemir Gomes da Silva
5° Elenilson da Silva
Masculino Indústria
1° Erismar de Ávila Almeida
2° Adriano Lopes Bernardo
3° Everaldo da Silva Romero
4° João Victor Dias Almeida
5° Edinaldo De Almeida
Feminino Geral
1° Évelin Lima Eich Ribeiro
2° Simone Gonçalves da Silva Kupfer
3° Patrícia Sieves Ferreira Guimarães
4° Anelise Portel Soares
Feminino Indústria
1° Alessandra Domingues dos Santos
2° Neide Helyna Bezerra da Silva
3° Paula Hidemi Akamine
4° Roseni Carmen da Silva Lima
5° Alda Regina Neves da Cunha Moura
A edição 2023 da Corrida do Pantanal teve duas categorias para pessoas com deficiência (PcD): cadeirantes e deficientes visuais. Os competidores que participaram das provas de 15 km contaram com o apoio de um torcedor especial: Yeltsin Jacques, padrinho do evento. Campo-grandense e deficiente visual, Yeltsin é recordista mundial dos 1.500m e medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.
A amazonense Josimara Andrade, que atualmente treina em Belo Horizonte, venceu na categoria PcD entre deficientes visuais no naipe feminino.
Campeão entre os cadeirantes masculinos, Leonardo de Melo elogiou a Corrida do Pantanal tanto pela qualidade do percurso como por dar oportunidade às pessoas com deficiência de participarem de provas de alto nível. “Subir o último quilômetro foi a parte mais cansativa, mas o percurso é lindo, gostei da prova e pretendo voltar mais vezes. Quem sabe ano que vem eu consiga o bicampeonato, se Deus quiser”, contou Leonardo.
Resultados da Corrida do Pantanal 2023 – Pessoas com deficiência
Categoria deficiente visual – 15 km feminino
1º – Josimara Andrade Michiles – 01h26m02
2º – Adriana de Jesus Trindade – 01h38m17
Categoria deficiente visual – 15 km masculino
1º – Leonardo Moraes da Silva Messias – 53m58
2º – Caíque Mendonça da Silva – 01h08m51
3º – Alcides Luiz de Campos – 01h19m03
Categoria cadeirante – 15 km feminino
1º – Angelina Nascimento da Silva
Categoria cadeirante – 15 km masculino
1º – Leonardo de Melo – 39m31
2º – Carlos Pierre – 40m41
3º – Wendel Silva Soares; 44m02
4º – Rogério Costa Lima – 49m04