Final
A decisão do Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-20 começa neste sábado (16) entre Grêmio Santo Antônio, de Campo Grande, e CE Naviraiense. Melhor campanha entre os finalistas, o CEN é o mandante do jogo de volta, dia 24, e já está garantido como um dos representantes de Mato Grosso do Sul na Copa São Paulo de Juniores por ser o clube que atende às exigências da Federação Paulista de Futebol (FPF) para a competição.
Trabalhando nas categorias de base do CEN desde que o clube retomou o projeto de formação de atletas, no início do ano passado, o técnico Reginaldo Maradona, 35 anos, comemora a boa campanha do clube e a inédita vaga conquistada na mais tradicional competição nacional da categoria. Ele já comandou as categorias Sub-15 e Sub-17, o que facilitou na formação do elenco para a competição.
“Nosso grupo tem atletas da nossa própria categoria de base aqui da cidade mesmo, que já haviam disputado o Estadual Sub-17 ano passado e complementamos com jogadores da região, como Dourados, Deodápolis, Nova Andradina, que estavam acostumados com essa competição sub-20 e graças a Deus essa mescla vem dando certo”
Na primeira fase, foram seis jogos no Grupo A, com duas vitórias sobre o União AC, de Nova Alvorada do Sul, um empate e uma vitória contra o Ivinhema FC e uma derrota e uma vitória contra o Campo Grande EC. Na semifinal, duas vitórias sobre o Grêmio Real FC, da Capital, garantiram vaga na decisão.
“A gente vem fazendo uma competição muito boa, muito forte e coesa. Estávamos em um grupo muito difícil na primeira fase e tivemos um bom desempenho graças aos nossos atletas, que seguem focados agora para essa final contra uma equipe de muita qualidade também”, ressalta o treinador.
O técnico elogia também o trabalho que a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) tem feito para fortalecer a formação de atletas nos clubes do Estado, com novas competições e facilitando a participação em campeonatos nas diversas categorias, propostas do presidente Estevão Petrallás desde quando assumiu a entidade.
“Desde o ano passado, disputando as competições, temos observado essa melhora gigantesca, tanto na estrutura, quanto na qualidade dos times também. O trabalho que a Federação tem feito, fornecendo material como bolas de qualidade, sempre buscando melhorar o nosso futebol. Sempre falo que o futebol do Mato Grosso do Sul é grande e a gente está tentando buscar e elevar o nosso nível, para termos competições maiores e melhores e, com time fortes na base, teremos times fortes no profissional também”, completa Maradona.