quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

CBF divulga tabela básica da Copa do Brasil com 126 clubes

Operário se prepara também disputar Coa do Brasil (Créditos: @educativams)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira (6) detalhes da Copa do Brasil 2026, como regulamento e tabela básica. A competição, agora com 126 clubes de todo o país, tem mudanças pontuais no formato, inclusive na disputa do título, agora em jogo único, em sede definida pela entidade, fechando o calendário do futebol brasileiro na temporada. Operário FC, Ivinhema FC e FC Pantanal são os representantes de Mato Grosso do Sul.

A Copa do Brasil segue com confrontos em jogo único nas primeiras fases, agora até a terceira, com jogos nos dias 18 e 19 de fevereiro, 25 e 26 de fevereiro e 4 e 5 de março, e 11 e 12 de março, respectivamente. Entre a quarta fase e a fase semifinal, marcada para o início de novembro, os confrontos serão definidos em jogos de ida e volta. A decisão, no dia 6 de dezembro, fecha o calendário do futebol brasileiro.

Sem pontuação no Ranking Nacional de Clubes da CBF, Ivinhema e Pantanal entram na Copa do Brasil na primeira fase e enfrentam, de acordo com sorteio, Ji-Paraná-RO ou Independente-AC. O mando da partida será definido em sorteio. Se avançarem, o adversário na segunda fase sai do grupo de clubes melhores posicionados no RNC, formado por Fortaleza-CE, Juventude-RS, Atlético Goianiense, América Mineiro, Ceará-CE, Cuiabá-MT, Goiás-GO, Sport-PE, CRB-AL, Vila Nova-GO e Operário-PR.

Já o Operário, 93º colocado no RNC, está no pote E e pode enfrentar, na segunda fase, clubes do pode D, formado por Souza-PB, Anápolis-GO, Tocantinópolis-TO, ASA-AL, Gazin Porto Velho-RO, Ceilândia-DF, Portuguesa-RJ, Trem-AP, Juazeirense-BA, Itabaiana-SE e Maranhão-MA. O mando de campo também será definido por sorteio.

Na terceira fase entram os campeões da Copa Verde, Série C do Brasileiro, Série D do Brasileiro e Copa do Nordeste, que se somam aos 44 sobreviventes das etapas iniciais. Os clubes da Série A do Brasileiro de 2026 passam a disputar o torneio somente na quinta fase, quando enfrentam os 12 times remanescentes.

Os valores das cotas que os clubes vão receber por participação em cada fase da competição ainda não foram divulgados pela CBF. Em 2025, Operário e Dourados AC receberam cerca de R$ 830 mil pela primeira fase.

esportems.com.br