A plataforma Bandcamp, um modelo para o desenvolvimento de composições que está muito em voga no mercado musical global, anunciou recentemente que voltará com o programa Bandcamp Fridays, que iniciou em 2020 no auge da pandemia do coronavírus quando o fechamento dos locais deixou os artistas sem receitas vitais para turnês.
Naquela época, muitos artistas passaram a trabalhar em lives em plataformas de vídeos como o YouTube, TikTok e Shorts.
O Bandcamp Fridays fez tanto sucesso naquela época que a Bandcamp já anunciou uma nova edição para este ano que ainda terá uma sessão no dia 6 de dezembro.
Durante o período do coronavírus, a Bandcamp afirma que o Bandcamp Fridays atraiu milhares de fãs pagando mais de US$ 120 milhões (algo em torno de R$ 671 milhões no câmbio atual) diretamente às gravadoras e músicos.
Os artistas que integrarem ao programa, deixarão suas obras disponíveis nas ferramentas e busca e descoberta da Bandcamp, com possibilidade de que esses lançamentos sejam disponíveis em vários formatos – incluindo vinil – além de produtos autografados e lançamentos exclusivos.
Atualmente, as gravadoras realizam bandcamps para que os artistas de seus casts possam produzir novos sucessos e diversas conexões com gêneros musicais distintos.