Ubirajara Félix do Nascimento, conhecido como Bira Presidente, será velado nesta segunda-feira (16), das 14h às 16h30, na Capela 9 do Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste do Rio. A cerimônia será aberta ao público, conforme informou a equipe do artista.
Bira, que foi um dos criadores do bloco Cacique de Ramos e do grupo Fundo de Quintal, faleceu na noite de sábado (14). O artista já havia sido diagnosticado com alzheimer e câncer de próstata.
Nos últimos dias, estava internado no Hospital da Unimed Ferj, situado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Ele parte deixando as filhas Karla Marcelly e Christian Kelly, os netos Yan e Brian, a bisneta Lua.
Repercussão
Por meio das redes sociais, celebridades da classe artística lamentaram a morte dele. É o caso de Leandra Leal, Xande de Pilares, Belo, Bochecha, Paula Lima, Marcelo D2 e Babi Cruz.
Conheça
Ubirajara Félix do Nascimento teve contato com o samba desde os primeiros anos de vida, quando acompanhava o pai, Domingos, nas rodas que aconteciam pelos subúrbios cariocas. O patriarca era um serralheiro, ao passo que a matriarca era mãe de santo.
Ele foi criado em um ambiente onde o trabalho duro e a espiritualidade se entrelaçavam. Ainda menino, aos 7 anos, foi batizado na Estação Primeira de Mangueira, escola com a qual manteria laços por toda a vida.
Era o primogênito entre quatro irmãos e, desde cedo, conviveu com grandes figuras do samba. Pixinguinha, Donga, João da Baiana, Aniceto do Império e Carlos Cachaça eram alguns deles.