T
radições natalinas são uma das coisas pelas quais mais ansiamos nessa época do ano – especialmente a de cozinhar coisas gostosas e se perder em filmes de Natal . E mesmo se sua família não for muito das tradições ou se você acha que nenhuma delas realmente te representa e te instiga a participar, você não precisa se afastar completamente delas e sempre pode começar a sua própria tradição, do jeito que quiser.
Se você for uma leitora (ou aspirante a leitora), a tarefa é ainda mais fácil, porque temos o exemplo perfeito para você acrescentar na sua rotina neste dezembro. Já pensou em fazer um livro do advento ? A ideia surge a partir do calendário de advento , que até já trouxemos aqui na CAPRICHO , mas, ao invés de abrir um presente até o dia 24, no livro, você lê algumas páginas por dia até a véspera de Natal.
Quem me apresentou este novo formato de calendário do advento foi minha cunhada, Maria Clara Cardoso, que escolheu o livro ‘Gente Ansiosa’* , de Fredrik Backman , para ser o advento no ano passado. Ela embrulhou em papel de presente de Natal a capa e separou todas as 373 páginas do livro em 24 partes, embrulhadas, uma a uma, também com o papel de presente – todo esse processo foi feito em seis livros, para que toda a família pudesse seguir com seu próprio livro do advento em casa.
Dia após dia, retirávamos o embrulho e líamos as páginas do dia. Neste ano, o livro escolhido foi ‘Os Gatos do Café da Lua Cheia’* , de Mai Mochizuki , e a ideia se manteve a mesma: as páginas foram dividas em 24 partes que serão lidas, dia após dia, até a véspera de Natal.
Quem já participa de clubes do livro pode levar essa ideia para a galera e intensificar ainda mais o processo de ler um livro juntos, até porque a quantidade de páginas por dia já é selecionada. Já quem não está em um clube do livro tem aqui a oportunidade perfeita para aproximar seus amigos e familiares em uma atividade em comum e divertida .
No seu próprio livro do advento, inclusive, você pode escolher um livro com temática do Natal ou do gênero que preferir . No nosso caso, para agradar os seis membros da família, minha cunhada prefere selecionar obras mais fáceis de serem aprovadas por todos, mas no seu advento, a escolha é sua!
Ah, e dá tempo de começar o seu livro do advento neste Natal, tá? Ainda estamos na primeira semana do mês e a maior diferença é que você vai precisar ler mais páginas de uma vez só para conseguir acompanhar o ritmo dos dias separados – o que não impossibilita a nova tradição.
E aí, você já sabe qual livro será o seu advento?
*As compras feitas através destes links podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril.