“O Agente Secreto” se consagrou como a obra mais vitoriosa do Festival de Cannes, que ocorre neste sábado (24), na França. O longa-metragem nacional recebeu quatro pêmios: o Fipresci Prize e o Prix du Cinémas de Art e Essai. Wagner Moura, o protagonista, também venceu na categoria de Melhor Ator. Da mesma forma, Kleber Mendonça Filho levou o título de Melhor Diretor.
A primeira premiação é dada pela Federação Internacional de Críticos do Cinema, ao passo que a segunda é concedida por exibidores independentes. A terceira fez com que Wagner fosse o primeiro brasileiro a ser premiado na categoria.
A produção ainda disputa a cobiçada Palma de Ouro, que ainda não foi anunciada. “Um filme que faz suas próprias regras, que é pessoal, mas universal, que leva seu tempo e mergulha você em um mundo – o mundo do Brasil governado pelos militares em 1977 e o mundo das pessoas boas em tempos ruins”, declarou a Federação de Críticos.
Elenco e sinopse
Além de Wagner, o filme conta com outros nomes de peso no elenco, com destaque para artistas conhecidos pela trajetória em novelas e séries. Alice Carvalho, Kaiony Venâncio, João Vitor Silva, Maria Fernanda Cândido e Gabriel Leone são alguns deles.
Misturando suspense e política, o enredo é ambientado na década de 1970, com Recife, em Pernambuco, servindo como plano de fundo da narrativa. A história mostra um especialista em tecnologia retornando para sua cidade natal com informações extremamente sigilosas.
Com estreia mundial no último dia 18, a obra foi aplaudida de pé por 13 minutos na estreia. O diretor da história, Kleber Mendonça Filho, é conhecido por outras obras que se destacaram no cenário audiovisual, a exemplo de “Aquarius”, “Bacurau” e “Retratos Fantasmas”.