Muitas já foram Mona Lisa ao longo da história, incluindo o próprio Leonardo da Vinci , que, segundo se contava, teria se vestido de mulher e retratado a si próprio. Contudo, a versão mais aceita nos círculos artísticos é que Mona Lisa era Lisa Gherardini , nascida em Florença, em 15 de junho de 1479, numa família da baixa nobreza italiana. Casou-se aos 16 anos com o comerciante Francesco del Giocondo . Ele teria encomendado a Leonardo o quadro de sua mulher para celebrar sua prosperidade econômica e os três filhos que Lisa já lhe havia dado à época em que posou para o pintor.
Outra hipótese é que o retrato, na verdade, é de uma das mulheres mais ilustres do Renascimento, a rica e poderosa Isabela d’Este , marquesa de Mântua. Fascinada pelo talento de Leonardo, por oito anos ela lhe teria implorado que a retratasse. De fato, em 1500, o artista fez um retrato da marquesa que hoje se encontra no Louvre. Embora defendida em 1946 pelo historiador Raymond Stites e mais recentemente pelo especialista japonês Hidemichi Tanaka , essa hipótese não obteve unanimidade.
No fim do século 19, houve quem defendesse que a verdadeira modelo seria a aristocrata de Nápoles Costanza d’Avalos , duquesa de Francavilla. A hipótese foi popular na Itália na primeira metade do século 20, apoiada por historiadores como Adolfo Venturi e Benedetto Croce , e chegou a constar no verbete referente a Mona Lisa na Enciclopédia Italiana, em 1933. Constanza era mulher do aristocrata Federico del Balzo , que no século 15 lutou pela reconquista de Nápoles à França.
Para os nobres italianos, parecia melhor que o retrato mais famoso da pintura de seu país fosse de uma patriota, mas a hipótese é derrubada por argumento temporal implacável: em 1503, quando a modelo de Mona Lisa posou para Leonardo, Constanza já estava na casa dos 40 anos, com muito mais idade que a Gioconda.
O historiador e biógrafo Carlos Vecce , autor de livros sobre Leonardo, defendeu na década de 1990 que Mona Lisa era Isabella Guallanda , uma dama napolitana considerada meretriz de luxo. Segundo essa hipótese, Leonardo teria começado a pintar Lisa Gherardini, mas teria abandonado o quadro quatro anos depois. Apenas no período em que esteve em Roma, de 1513 a 1516, integrando a comitiva do nobre Giuliano de Médici , ele teria retomado a obra.
Leonardo teria recebido a encomenda de retratar Isabella e acabou “aproveitando” o retrato inacabado de Lisa e completando com traços da nova retratada. A explicação carece de fontes, uma vez que não há nenhum registro de que o artista tenha pintado algo de importante no período em que esteve em Roma, mas a hipótese é defendida pelo maior especialista italiano no pintor, o historiador Carlo Pedretti , que, antes de defender Lisa como Isabella, afirmou em 1956 que a retratada era a amante de Giuliano de Médici, Pacífica Brandano , ou mesmo sua mulher, Filiberta de Savóia .
Este texto faz parte do especial “100 obras essenciais da pintura mundial” e foi originalmente publicado em 2008
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