A plataforma de vídeos Vimeo está há mais de 15 anos em uma batalha na justiça contra as gravadoras Universal Music e Sony Music por utilização de obras musicais sem permissão.
O processo segue em 2025 mas a Vimeo acaba de conquistar uma batalha judicial: o 2º Tribunal de Apelações dos EUA decidiu a favor da plataforma, sustentando que ela é protegida pela legislação DMCA do país porque ela remove conteúdo infrator quando notificada.
A Vimeo chegou a vencer duas decisões anteriores em 2016 e 2021 sobre a utilização de obras musicais em seu catálogo, mas a Universal Music e Sony Music apelaram no tribunal norte-americano contra esta decisão, argumentando que a equipe da empresa tinha “conhecimento de bandeira vermelha” de violação dos direitos autorais, o que desqualificaria a plataforma da proteção DMCA, mas isso foi derrubado pela justiça local.
Segundo o porta-voz da Vimeo, a decisão “garante que o Vimeo possa continuar fortalecendo a inovação e a expressão artística, respeitando os direitos de propriedade intelectual”.