sábado, 10 de janeiro de 2026

O universalismo construtivo de Torres García chega a São Paulo

São Paulo está recebendo a exposição Joaquín Torres García: 150 anos, em homenagem ao sesquicentenário do artista uruguaio.

Torres García foi um dos grandes artistas plásticos do século XX, sendo criador de um estilo próprio, que passou a ser conhecido como universalismo construtivo.

Essa mostra está acontecendo em várias salas do Centro Cultural Banco do Brasil ( CCBB), de São Paulo.

O artista

Joaquín Torres García nasceu na cidade de Montevidéu em 1874. Ainda jovem, aos 17 anos, mudou-se para Mataró, província de Barcelona, na Espanha, iniciando seus estudos artísticos.

Nesse período chegou a trabalhar com o arquiteto Antoni Gaudí, um dos mestres do Modernismo, na construção da Basílica Sagrada Família (Barcelona) e também nos vitrais da Catedral de Palmas de Mallorca, na comunidade autônoma espanhola das Ilhas Baleares.

Depois da experiência espanhola e passagens por Nova York e Paris, voltou para o Uruguai, em 1934, desenvolvendo o universalismo construtivo, que passou a ser sua marca registrada.

Esse movimento artístico apontava que os artistas latino-americanos deveriam seguir seus próprios caminhos, sem seguir influências europeias.

Eles deveriam buscar sua fonte de inspiração em suas raízes locais.

A exposição

Joaquín Torres García: 150 anos, no CCBB, contou com a curadoria de Saulo di Tarso e recebeu a colaboração do Museo Torres García, de Montevidéu.

São aproximadamente 500 peças, entre pinturas, maquetes, desenhos, manuscritos e brinquedos de madeira.

O acervo apresentado é essencialmente do museu do artista, enriquecido por obras que pertencem ao Museu de Arte Contemporânea de Barcelona e ao Instituto de Arte Moderna de Valência, ambos na Espanha, ao Museu da Solidariedade Salvador Allende (Chile) e aos brasileiros MASP e Pinacoteca de São Paulo.

Entre as obras criadas por Torres García, merece destaque uma ilustração que mostra o mapa da América do Sul de ponta cabeça, pois, segundo o autor, o nosso norte é o sul.

A exposição com as obras de Torres García ficará em cartaz até o dia 09 de março, no CCBB de São Paulo.

Joaquín Torres García: 150 anos

Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo.

Rua Álvares Penteado, 112

Aberta todos os dias, exceto às terças, das 9h as 20h.

Entrada gratuita    

Esta coluna é um espaço destinado à cultura e músicas latinas. Mais informações sobre esses temas você encontra em www.ondalatina.com.br   e no Canal Onda Latina: https://www.youtube.com/@canalondalatina

gente.ig.com.br