A atriz Mariana Rios revelou um desafio delicado em sua jornada para a maternidade. Em entrevista ao podcast O Grande Surto, ela compartilhou que enfrenta uma incompatibilidade genética com o namorado, João Luis Diniz D’Ávila, o que inviabilizou a gestação por fertilização in vitro (FIV).
Segundo a artista, exames genéticos realizados durante o processo apontaram que tanto ela quanto João são portadores do mesmo gene recessivo.
“Eles tiveram que passar por um teste genético, que você pode ou não fazer. No meu caso, precisei fazer porque eu e meu namorado temos uma incompatibilidade genética, [uma chance de] um em um milhão”, relatou.
A incompatibilidade foi descoberta após a formação dos embriões. Para seguir com a FIV, foi necessário submetê-los a um exame que identificasse a presença da mutação. Caso o embrião herdasse o gene dos dois pais, haveria grande risco de falhas na gestação.
“Você pode ter um aborto em repetição, porque aquele embrião pode ter uma disfunção genética que vai causar o aborto”, explicou Mariana.
Mesmo após um ano e meio de preparação e a criação de nove embriões, o casal não obteve sucesso.
“O número mínimo aceitável depois do teste era 3, 4. No final, todos foram descartados. O processo foi perdido”, lamentou.
João Luis Diniz D’Ávila, de 27 anos, é economista, atua como cozinheiro e é neto do empresário bilionário Abílio Diniz, fundador do Grupo Pão de Açúcar.