domingo, 19 de maio de 2024
Campo Grande
18°C

Rádio SOUCG

Mãe de Jéssica Canedo contrata advogados para processar Choquei

No dia 22 de dezembro, Jéssica Vitória Canedo cometeu suicídio após ser vítima de uma fake news envolvendo seu nome e o de Whindersson Nunes na página Choquei. Após a repercussão do caso, a mãe da jovem afirmou que irá processar o perfil.

Ezequiel Souza, advogado contratado pela mãe de Jéssica, publicou um comunicado sobre as ações que a família irá tomar a partir de agora.

“Com profunda tristeza a família da jovem Jéssica Abadia Vitória Dias Canedo vem se manifestar sobre seu falecimento, ocorrido em 22/12/2023. Vivemos numa era em que a informação se tornou amplamente acessível, especialmente por meio das redes sociais. Nunca antes na história da humanidade a disseminação de informações foi tão rápida e significativa para a sociedade. No entanto, diante da prematura partida de Jéssica, não podemos ignorar os riscos associados à propagação de informações falsas, desconexas e inverídicas, que têm prejudicado cotidianamente a vida de inúmeras pessoas e afetado a sociedade como um todo”, esclareceu.

“Embora o direito à liberdade de expressão esteja consagrado na Constituição Federal, sua prática deve observar os demais direitos previstos na Carta Magna, sobretudo o princípio da dignidade da pessoa humana. Torna-se, portanto, imperativo responsabilizar aqueles que ocupam posições de comunicadores em redes sociais pelos impactos de suas ações na vida alheia, assim como determina nosso ordenamento Jurídico. Assim, buscaremos e confiamos na Justiça para que todos os envolvidos na disseminação de notícias falsas que possam ter contribuído para o falecimento de Jéssica sejam responsabilizados conforme a lei”, concluiu.

Debandada

A coluna fez um levantamento exclusivo por meio da plataforma CrowdTangle, que afere o poder de influência de pessoas e páginas nas redes sociais, e foi detectado que a Choquei  perdeu mais de 1,3 milhão de seguidores
desde que a morte de Jéssica foi confirmada pela família da jovem.

Desde que a situação foi deflagrada, a página não publica mais nenhuma atualização, e seu dono, Raphael Souza, segue incomunicável.

*Texto de Júlia Wasko

Júlia Wasko é estudante de Jornalismo e encantada por notícias, entretenimento e comunicação. Siga Júlia Wasko no Instagram: @juwasko

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas