A
pós a brasileira Fernanda Torres ganhar o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama, no último domingo (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , comemorou o prêmio em suas redes sociais oficiais. A atriz venceu por sua atuação em Ainda estou aqui, filme dirigido por Walter Salles, baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva.
“Emocionante! Fernanda Torres é orgulho do Brasil. Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro pela sua grande atuação no filme Ainda Estou Aqui . Como ela mesma diz: a vida presta. Parabéns!” , publicou o presidente.
A vitória é inédita para o país na categoria. Torres disputou o troféu com Angelina Jolie, por Maria (em que interpreta a cantora Maria Callas), Nicole Kidman, por Babygirl , Tilda Swinton, por O Quarto Ao Lado , Pamela Anderson, por The Last Showgirl, e Kate Winslet por Lee .
A primeira-dama, Janja Silva, publicou uma foto ao lado da atriz e escreveu que “a vida presta e nossa Fernanda Torres nos enche de orgulho com seu Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama pelo belíssimo Ainda Estou Aqui . Parabéns, Fernanda! Viva o cinema brasileiro!”
O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), comemorou a vitória assim como Lula. Segundo ele, o significado de “Fernanda” é “ousada, corajosa”.
“ E nós, brasileiros, sabemos, mais do que ninguém, que nossas Fernandas são ousadas, corajosas e, também, talentosas. Minhas felicitações à Fernanda Torres, reconhecida como a Melhor Atriz em Filme de Drama, no Globo de Ouro”, escreveu.
Margareth Menezes, ministra da Cultura, também celebrou a vitória do Brasil na premiação. “Que alegria ver seu talento [de Fernanda Torres] sendo reconhecido no mundo todo! Você é motivo de orgulho para a cultura brasileira e para todos nós. Essa conquista é mais que merecida e reforça o quanto sua arte é gigante”, afirmou a ministra.
“Parabéns por honrar a memória de Eunice Paiva e Rubens Paiva, e de tantos brasileiros e brasileiras que dedicaram suas vidas a causa da liberdade e da democracia. Que momento maravilhoso”, finalizou.
Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial afirmou que “esse prêmio mostra mais uma vez a potência do cinema brasileiro. Parabenizo Fernanda Torres, pelo merecido Globo de Ouro de Melhor Atriz e todos aqueles que construíram o filme Ainda Estou Aqui”, escreveu em suas redes sociais.
A premiação celebrou as produções mais marcantes dos últimos meses e o longa brasileiro foi prestigiado e trouxe reconhecimento para a atuação de Torres e para o cinema brasileiro, como pontuou a ministra.
Luis Roberto Barroso, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) também parabenizou a atriz e escreveu, em publicação, que o prêmio “resgata para o mundo uma história triste, que todos devemos trabalhar para que não se repita”.
Outras autoridades também manifestaram os parabéns à atriz nas redes sociais, como Macaé Evaristo , ministra dos Direitos Humanos, Paulo Pimenta , ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Teixeira , ministro do Desenvolvimento Agrário, Rui Costa , ministro da Casa Civil, Vinícius Marques de Carvalho , ministro da Controladoria-Geral da União, Wellington Dias , ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, além de Jader Filho , ministro das Cidades, Camilo Santana , ministro da Educação e André Fufuca , ministro do Esporte.
Gostaria de dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não tem ideia, ela esteve aqui há 25 anos
Fernanda Torres, ao ganhar Globo de Ouro
“Meu deus, eu não preparei nada porque eu já estava muito grata. Esse ano é tão incrível, estou com atrizes tão talentosas e que admiro tanto. E, claro, queria agradecer a meu parceiro e amigo Walter Salles. Que história, Walter! E gostaria de dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não tem ideia, ela esteve aqui há 25 anos”, disse Torres ao receber o prêmio.
“Isso é a prova de que a arte consegue servir à vida, mesmo em tempos difíceis. Como esta maravilhosa Eunice Paiva que interpretei. Este é um filme que nos ajuda a sobreviver em tempos difíceis”, complementou, ainda no palco do evento.
Assista ao momento aqui:
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva , o Ainda Estou Aqui narra a trajetória de Eunice Paiva , sua mãe, vivida por Fernanda Torres.
Mãe de cinco filhos, Eunice enfrenta o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva , interpretado por Selton Mello , durante a ditadura militar brasileira nos anos 1970. Ela se torna um dos principais nomes de luta pelos direitos indígenas e, também, pelo direito à memória e reconhecimento da violência provocada pelo estado naquele período.
O que mais vem por aí?
Ainda Estou Aqui também é um forte concorrente ao Oscar 2025. O longa foi pré-selecionado na categoria de filme internacional da premiação.
Em 1999, o diretor do longa, Walter Salles, concorreu à premiação com o longa Central do Brasil e Fernanda Montenegro, mãe de Torres, disputou a estatueta de Melhor Atriz por sua performance no enredo. À época, ela perdeu para Gwyneth Paltrow, que venceu por Shakespeare Apaixonado.
Em entrevista ao site Deadline , o diretor comentou como é estar de volta na temporada de premiações internacionais. “É um momento emocionante porque, há 25 anos, Fernanda Montenegro foi indicada por Central do Brasil”, recordou.
“Este ano, isso acontece novamente com um filme que é muito querido por nós, e Fernanda também é reconhecida, assim como sua mãe foi, o que torna este momento muito único para nós”, completou.
Gente: notícias, fotos e vídeos de famosos, celebridades, entretenimento e mais.