Considerada como uma das principais vozes do feminejo contemporâneo, Lauana Prado passou por uma situação de assédio ao longo da carreira. Segundo ela, uma figura propôs um “teste do sofá” e em troca ajudaria ela a fazer contato com outra celebridade musical.
*O texto aborda temas sensíveis, como assédio, podendo desencadear reações diversas em algumas pessoas. Caso você se identifique ou conheça alguém que esteja passando por esse problema, disque 180
A artista afirmou ter negado a proposta. “Já fizeram uma proposta e eu não aceitei, obviamente. Graças a Deus, nunca precisei. Era para fazer tudo e passar uma noite”, começou no “Sabadou com Virginia”.
A sertaneja ainda ressaltou qual foi a chantagem feita pelo homem para ela aceitar a proposta. “Ele disse: ‘se você aceitar, consigo te fazer chegar até o artista X’. Era uma pessoa muito influente da indústria fonográfica”, revelou.
Lauana até cogitou recorrer aos meios legais para denunciar o assediador, mas optou por não levar o caso adiante. “O tempo se passou e hoje eu não faria, porque, primeiro, ele não merece essa audiência e acho que a maior resposta é quando Deus honra e as coisas acontecem”, concluiu.
O que é?
No meio artístico, o “teste do sofá” é conhecido como uma prática na qual uma pessoa influente usa do poderio que tem para favorecer outro indivíduo, normalmente um subordinado ou artista sem fama, desde que este se submeta a práticas sexuais.
O jargão é usado na indústria fonográfica, mas também no audiovisual. Há vários relatos de atores, por exemplo, que alegam ter sido assediados por diretores, roteiristas e demais profissionais em troca de papéis em produções como filmes, séries e novelas.