A jornalista Janaina Xavier revelou ter se sentido rejeitada pela Globo por ser muito bonita para determinados projetos. Ex-apresentadora do canal Sportv, ela apontou que no final da trajetória na emissora percebeu que outros perfis agradavam mais a chefia, como mulheres “cheinhas” e “negras”.
Em entrevista ao podcast do jornalista Benjamin Back, Janaina detalhou como padrões de beleza ditavam as contratações.
“Teve um certo momento que eu estava me sentindo tratada como ‘você é muito bonita para estar aqui'”, apontou a ex-Globo. “Ah, ao contrário, agora?”, enfatizou o apresentador.
“Tinha que inserir a menina mais cheinha… Cada um vê beleza de uma forma, gente, não estou dizendo aqui que a mais cheinha não é bonita. Estou falando na visão deles. Não vamos falar de beleza, vamos falar de padrões, né? Padrões de beleza. Então, eles queriam outros padrões no ar, a bonita não servia mais”, apontou.
Janaina indicou que, antigamente, ser dentro do ideal de beleza era uma característica que podia facilitar o ingresso para o meio televisivo. Segundo ela, esse comportamento mudou para o oposto.
“Eles, agora, queriam trazer perfis diferentes de mulher. A que não tivesse, sei lá, nariz empinado, tivesse nariz grande ou a mulher mais cheinha. Mulher que não é paquitazinha… Eles queriam outros perfis de mulheres, inclusive, a mulher preta”, completou.
Janaina Xavier anunciou a saída da Globo em 2022, após um período afastada devido à gravidez em meio à pandemia do coronavírus.