quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Danton Mello e Thaila Ayala contam bastidores de Zootopia 2

A poucos dias da estreia de Zootopia 2, o Portal iG conversou com Danton Mello e Thaila Ayala, que dão voz aos novos personagens da sequência da Disney. Eles se juntam a Rodrigo Lombardi e Monica Iozzi, intérpretes de Nick Wilde e Judy Hopps, que retornam ao elenco nacional.

A continuação da animação vencedora do  Oscar  vai expandir o universo da cidade dos animais que a gente tanto ama! Podemos garantir que vem aí uma sequência de novos mistérios, humor e personagens pra lá de marcantes.

A menina que cresceu vendo Disney

No filme, Thaila interpreta a Dra. Fuzzby, uma “quokka” que trabalha como terapeuta dos oficiais do Departamento de Polícia de Zootopia. Durante o bate papo, ela contou que o convite da Disney acabou tocando diretamente a sua relação com a “criança interior”.

“Trabalhar com a Disney pra mim é surreal. Eu cresci no interior, assistindo tudo pela televisão. Me emocionei muito quando recebi o convite.”

Thaila lembra que chorou no estúdio ao perceber que estava vivendo um sonho que começou ainda na infância.

“Era como ver aquela criança do interior chegar num lugar que ela nem imaginava. Foi muito grandioso.”

A arte e a técnica por trás da dublagem

Em Zootopia 2, Danton Mello dubla Gary, um réptil misterioso que movimenta toda a trama do filme. Apesar de já ter dublado grandes produções, incluindo Leonardo DiCaprio em Titanic (sabia dessa?), o ator explica que trabalhar em uma animação da Disney tem uma dinâmica própria.

“A gente entra no estúdio sem acesso ao filme ou ao roteiro. O diretor descreve o personagem ali na hora. É um trabalho total de parceria e confiança.”

Ele lembra com carinho do início da carreira na dublagem e destaca como esse processo mudou com o tempo.

“Antes era uma bancada cheia, todo mundo dublando junto. Hoje é mais solitário, e você precisa ter agilidade artística para propor vozes e caminhos.”

Para ele, dar vida a Gary foi especial, tanto pela relação pessoal com o animal quanto pelo desafio técnico.

“Sempre achei cobras fascinantes. E o Gary é fofo, engraçado, medroso e corajoso. É um personagem delicioso de fazer.”

A liberdade criativa na dublagem

Thaila também compartilhou com a gente como foi dublar um animal pela primeira vez, algo completamente diferente das experiências anteriores.

“Foi o trabalho em que eu mais me diverti. O diretor deixou a gente brincar e experimentar muito.”

Antes disso, ela só havia dublado a si mesma em uma versão nacional do filme Pica-Pau, algo que, segundo ela, é até mais difícil.

“Quando dublava eu mesma, do inglês para o português, eu defendia a intenção original. Às vezes eu pensava: ‘mas não era essa a intenção do personagem!’”

O que esperar de Zootopia 2?

Se você gosta do primeiro filme, não há dúvidas de que vai se encantar pela sequência. Já assistimos e podemos afirmar que esse é aquele tipo de filme “cavalo de Tróia”, que parece “só uma animação infantil”, até você se pegar refletindo questões complexas ao longo da trama.  

A a duplinha Judy Hopps e Nick Wilde, continuam sua parceria no Departamento de Polícia de Zootopia – com cenas que lembram até mesmo Jake Peralta e Amy Santiago em Brooklin Nine-Nine. Eles recebem uma ordem inesperada: participar de um programa de aconselhamento para “parceiros em crise”.

Mas tudo muda quando um novo caso surge, e um réptil misterioso chamado Gary passa a ser o centro das atenções, colocando amizades, rotinas e a própria cidade em xeque.

Assista ao trailer oficial

gente.ig.com.br