H
á oito anos, no dia 8 de agosto de 2016, o
BLACKPINK
fazia sua estreia no
k-pop
. Formado por
Lisa
,
Jisoo
,
Jennie
e
Rosé
, o grupo já quebrou recordes, lançou hits e conquistou fãs no mundo inteiro. Para celebrar o aniversário do quarteto em grande estilo, a CAPRICHO selecionou oito feitos icônicos que todo BLINK precisa conhecer e enaltecer.
No Coachella
Em 2019, elas entraram para a história como o primeiro grupo feminino de k-pop convidado a se apresentar no
Coachella
. Em 2023, elas voltaram, mas desta vez para cantar e dançar no palco principal como o primeiro ato asiático a ser headliner do festival de música.
No YouTube
São inúmeros os recordes que o grupo já teve na plataforma de vídeos. Entre os destaques, está o videoclipe de
Ddu-Du Ddu-Du
, que se tornou o primeiro de um grupo de k-pop a bater 1 bilhão de visualizações, além do próprio canal do BLACKPINK, atualmente com quase 95 milhões de seguidores, que superou
Justin Bieber
e levou o título de perfil de artista com maior número de inscritos.
Na Netflix
É claro que o primeiro documentário original de k-pop da Netflix
só poderia ser sobre elas. Em
BLACKPINK: Light Up the Sky
, lançado em 2020, acompanhamos a ascensão meteórica da girl group através de entrevistas exclusivas e cenas inéditas das integrantes, desde a época de seu treinamento até os dias de hoje.
No primeiro álbum
Embora o grupo faça barulho desde 2016, foi somente em outubro de 2020 que seu primeiro trabalho completo de estúdio saiu. Intitulado
The Album
, o disco possui oito faixas e conta com a participação das cantoras
Selena Gomez
na faixa
Ice Cream,
e Cardi B
em
Bet You Wanna
.
Na turnê
Born Pink
, a segunda turnê mundial do grupo, contou com 66 apresentações em mais de 20 países. Durante os meses de outubro de 2022 e setembro de 2023, o BLACKPINK reuniu cerca de 1,8 milhões de fãs, fazendo com que a turnê se tornasse a mais vista de um grupo feminino de k-pop.
Nos solos
Paralelo ao grupo, todas alcançaram fama global com seus projetos individuais. Nos últimos anos, Jennie soltou os hits
SOLO
e
You & Me
, Lisa teve
LALISA
e
MONEY
, Jisoo lançou o single
Flower
e Rosé promoveu
On The Ground
.
Na própria agência
Rockstar
, o novo single solo de Lisa, ganhou assinatura da
LLOUD
, uma empresa fundada pela própria cantora no início de 2024, com o objetivo de criar uma plataforma para expressar sua própria visão criativa dentro da indústria do entretenimento. Jennie também anunciou, em dezembro de 2023, a criação de sua agência, chamada
OA
– uma abreviação de ODD Atelier.
Na moda e na TV
Seja representando grandes marcas de luxo, frequentando desfiles de moda ou atuando em projetos de TV, as quatro cantoras estão arrasando longe dos palcos. Jisoo foi protagonista do k-drama
Snowdrop
, disponível no Disney+, e vai aparecer em
Newtopia
ao lado de Park Jung-min, enquanto Jennie participou da minissérie
The Idol
, criada pelo cantor The Weeknd
. Já Lisa está escalada para a terceira temporada de
The White Lotus
, da HBO, prevista para estrear em 2025.
No cinema
A novidade mais recente do grupo foi a exibição do filme
BLACKPINK WORLD TOUR (BORN PINK)
, que mostrou os detalhes da última turnê mundial. Exibido em mais de 110 países, a produção também chegou às telas aqui no Brasil entre os meses de julho e agosto deste ano.
Há quanto tempo você é fã do BLACKPINK?