Imaginem um grupo de patrulheiros civis formado por indivíduos excluídos socialmente, com o intuito de melhorar a imagem da polícia.
No entanto, exceto os próprios patrulheiros, ninguém os leva a sério.
Esse é o enredo central de Divisão Palermo, série argentina exibida pela Netflix que, recentemente, estreou sua segunda temporada.
A série
Divisão Palermo foi criada por Santiago Korovsky, que é também seu principal protagonista. Korovsky já havia participado das séries Vosso Reino e Quase feliz , que estão no catálogo da Netflix.
Nesse novo projeto também participam a atriz Pilar Gamboa, que passou por A Invejosa e Quase feliz , os atores Daniel Hendler, dos filmes O abraço partido e Direito de família , e Martín Garabal, de A invejosa.
Divisão Palermo é uma crítica ao tokenismo, ou seja, à prática da inclusão de grupos minoritários, seja numa organização ou empresa, apenas de forma simbólica, para criar uma imagem progressista.
Nessa prática, cria-se a ilusão de mudança no comportamento segregacionista, porém apenas alguns poucos são integrados, enquanto a maioria dos membros desses grupos continua excluída.
Em Divisão Palermo encontramos vários grupos minoritários contemplados, tais como pessoas com deficiência (cadeirante ou com perda de visão), membros da comunidade LGBTQIA+, pessoas com nanismo, minorias étnicas e religiosas, além de idosos.
Prêmio
Divisão Palermo trata também da violência na sociedade e, muitas vezes, na chave do non sense e do humor, o que acaba amenizando essa violência.
Na segunda temporada merece registro a participação do ator Juan Minujín, que havia atuado na série El Marginal e no filme O suplente .
A primeira temporada é composta por oito episódios, já a segunda tem seis.
A série argentina ganhou, no ano passado, o prêmio de Melhor Comédia no 52º Emmy Internacional.
Uma curiosidade: na trilha sonora de Divisão Palermo encontramos a música “Doce Obsessão”, da banda brasileira Cheiro de Amor. Santiago Korovsky conheceu o hit em Florianópolis, nos anos 90, em uma de suas férias de verão. A música já havia sido gravada em espanhol por Cid Guerreiro, mas a versão usada em Divisão Palermo está na voz de Cecilia Arellano.
Para quem curte a dramaturgia televisa da Argentina, a Netflix oferece outras séries como A invejosa e O eternauta, títulos que garantem um bom entretenimento e diversão. Confira.
Esta coluna é um espaço destinado à cultura e músicas latinas. Mais informações sobre esses temas você encontra em www.ondalatina.com.br e no Canal Onda Latina: https://www.youtube.com/@canalondalatina
Assista o trailer da segunda temporada de Divisão Palermo :