Gravada em LP de mesmo nome, “O Descobridor dos Sete Mares” foi um dos maiores hits de Tim Maia . Logo que foi lançada, arrancou elogios do público e da crítica, estourando nas rádios, TVs e em vendas. Além da faixa-título, Me Dê Motivos , que se tornaria um dos grandes clássicos românticos de Tim, a música impulsionou o sucesso do disco.
Em 1983, quando o LP saiu, “Azul da Cor do Mar” (1970), “Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)” (1971) e “Sossego” (1978), entre outros sucessos, já haviam feito a fama de Tim Maia, que começara a exibir seu talento musical bem antes do início da carreira propriamente dita.
Quando adolescente, no bairro carioca da Tijuca, ele se apresentava para os amigos tocando violão e imitando estrelas do rock americano que faziam sucesso na década de 1950. Depois do primeiro grupo, formado na igreja que sua mãe freqüentava, montou The Sputniks , que também contava com a participação do futuro “rei” da música popular brasileira, Roberto Carlos . Aos 16 anos, Tim se mudou para os Estados Unidos para ficar mais próximo da música de Elvis Presley , Little Richard e Chuck Berry , que ouvia na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro.
Partiu sem dinheiro, sem conhecer ninguém e sem saber inglês. Manteve-se por lá cinco anos trabalhando em lanchonetes, supermercados, como entregador de pizza e babá. Voltou ao Brasil em 1964, deportado após um período passado na prisão por ter sido flagrado com drogas e cometendo roubos. Além do inglês fluente, trouxe na bagagem um ritmo que ajudou a popularizar no Brasil durante os anos seguintes: o soul.
Quando desembarcou no Rio de Janeiro, descobriu que seu antigo colega de banda Roberto Carlos, ao lado de Erasmo Carlos , a quem Tim tinha ensinado os primeiros acordes no violão, lotava shows e teatros e causava furor entre as mulheres. Era o auge do iê-iê-iê . Sem emprego, Tim recorreu aos amigos para começar sua carreira artística e começou a chamar atenção em 1969, com uma canção que fez para Roberto, “Não Vou Ficar” , saudada como um sinal de amadurecimento na carreira do Rei.
No mesmo ano, Tim emplacou a canção “These Are the Songs” , gravada com Elis Regina . A partir daí, conseguiu contrato com a gravadora Polydor para seu primeiro LP e passou a lançar um álbum por ano, ritmo que manteria ao longo das décadas de 1970 e 1980.
Em 1983, dois publicitários chamados Michel e Gilson Mendonça decidiram trabalhar com música. Fãs de Tim Maia, estudaram o que o cantor já tinha gravado para conhecer suas preferências e criar canções para ele. Apresentaram-lhe sete músicas, das quais Tim escolheu três: “Senão vou ter que gravar ‘Tim Maia interpreta Gilson e Michel‘” , alegou. Uma delas era “O Descobridor dos Sete Mares”.
Para fazê-la, Gilson pediu à mãe que marcasse no mapa do Brasil as principais praias; pensava em uma música que mostrasse uma viagem pelo litoral, um excelente hit para o verão. Ele e Michel escolheram as mais sonoras e compuseram a melodia. As outras duas canções escolhidas por Tim foram “Pecado Capital” e “Neves e Parques”; esta emocionou o cantor por lembrar-lhe os anos que tinha passado nos Estados Unidos — exatamente como a dupla de compositores havia imaginado.
Este texto faz parte do especial “100 canções essenciais da MPB” e foi originalmente publicado em 2008
As melhores notícias sobre arte e cultura e o roteiro cultural da semana reunidos em um só lugar. Assine Bravo! indica e receba a newsletter às sextas-feiras Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters às sextas-feiras.