sábado, 4 de janeiro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

A história inusitada de ‘O Descobridor dos Sete Mares’, hit atemporal de Tim Maia

Gravada em LP de mesmo nome, “O Descobridor dos Sete Mares” foi um dos maiores hits de Tim Maia . Logo que foi lançada, arrancou elogios do público e da crítica, estourando nas rádios, TVs e em vendas. Além da faixa-título, Me Dê Motivos , que se tornaria um dos grandes clássicos românticos de Tim, a música impulsionou o sucesso do disco.

Em 1983, quando o LP saiu, “Azul da Cor do Mar” (1970), “Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)” (1971) e “Sossego” (1978), entre outros sucessos, já haviam feito a fama de Tim Maia, que começara a exibir seu talento musical bem antes do início da carreira propriamente dita.

Quando adolescente, no bairro carioca da Tijuca, ele se apresentava para os amigos tocando violão e imitando estrelas do rock americano que faziam sucesso na década de 1950. Depois do primeiro grupo, formado na igreja que sua mãe freqüentava, montou The Sputniks , que também contava com a participação do futuro “rei” da música popular brasileira, Roberto Carlos . Aos 16 anos, Tim se mudou para os Estados Unidos para ficar mais próximo da música de Elvis Presley , Little Richard e Chuck Berry , que ouvia na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro.

Partiu sem dinheiro, sem conhecer ninguém e sem saber inglês. Manteve-se por lá cinco anos trabalhando em lanchonetes, supermercados, como entregador de pizza e babá. Voltou ao Brasil em 1964, deportado após um período passado na prisão por ter sido flagrado com drogas e cometendo roubos. Além do inglês fluente, trouxe na bagagem um ritmo que ajudou a popularizar no Brasil durante os anos seguintes: o soul.

Quando desembarcou no Rio de Janeiro, descobriu que seu antigo colega de banda Roberto Carlos, ao lado de Erasmo Carlos , a quem Tim tinha ensinado os primeiros acordes no violão, lotava shows e teatros e causava furor entre as mulheres. Era o auge do iê-iê-iê . Sem emprego, Tim recorreu aos amigos para começar sua carreira artística e começou a chamar atenção em 1969, com uma canção que fez para Roberto, “Não Vou Ficar” , saudada como um sinal de amadurecimento na carreira do Rei.

Continua após a publicidade

No mesmo ano, Tim emplacou a canção “These Are the Songs” , gravada com Elis Regina . A partir daí, conseguiu contrato com a gravadora Polydor para seu primeiro LP e passou a lançar um álbum por ano, ritmo que manteria ao longo das décadas de 1970 e 1980.

Em 1983, dois publicitários chamados Michel e Gilson Mendonça decidiram trabalhar com música. Fãs de Tim Maia, estudaram o que o cantor já tinha gravado para conhecer suas preferências e criar canções para ele. Apresentaram-lhe sete músicas, das quais Tim escolheu três: “Senão vou ter que gravar ‘Tim Maia interpreta Gilson e Michel‘” , alegou. Uma delas era “O Descobridor dos Sete Mares”.

Para fazê-la, Gilson pediu à mãe que marcasse no mapa do Brasil as principais praias; pensava em uma música que mostrasse uma viagem pelo litoral, um excelente hit para o verão. Ele e Michel escolheram as mais sonoras e compuseram a melodia. As outras duas canções escolhidas por Tim foram “Pecado Capital” e “Neves e Parques”; esta emocionou o cantor por lembrar-lhe os anos que tinha passado nos Estados Unidos — exatamente como a dupla de compositores havia imaginado.

Continua após a publicidade

Este texto faz parte do especial “100 canções essenciais da MPB” e foi originalmente publicado em 2008

Capa da edição especial de Bravo!: 100 canções essenciais Bravo!/acervo rede Abril

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas