sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Campo Grande
27°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

1ª Semana de Moda Periférica celebra potência de criativos das quebradas

A

1ª Semana de Moda Periférica , promovida pela Fábrica de Cultura Jardim São Luís , da cidade de São Paulo, terá desfiles de 26 coleções que evidenciam a potência dos aprendizes do Núcleo de Moda, bate-papos com estilistas e pesquisadores sobre moda, raça, gênero e periferia e shows de Tasha & Tracie e Karol Conká . Tudo isso acontece com entrada gratuita e aberta ao público de 26 a 30 de novembro.

O evento marca a conclusão da primeira turma do Núcleo de Moda das Fábricas de Cultura , com sede na unidade do Jardim São Luís, Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciado pela Organização Social Poiesis. O Núcleo, que teve início em 2023, oferece uma formação de dois anos na área têxtil, sob o viés de criação, articulação e ampliação do repertório de moda. Agora, os estudantes terão a chance de mostrar seu talento e criatividade com suas coleções individuais no desfile que acontecerá no último sábado deste mês (30).

“O Núcleo de Moda é um curso que tem a moda periférica , identidade nacional e a economia circular como norteadores. Foram dois anos vivenciando, experimentando e estudando formas e possibilidades do que é fazer moda. Queremos evidenciar que moda periférica não é apenas uma tendência do momento, e sim o futuro da moda nacional ”, afirma Jaque Loyal , ex-aprendiz do programa Fábricas de Cultura, criadora do Movimento de Moda Periférica Loyal e supervisora do Núcleo de Moda.

“Realizar uma semana voltada para a moda periférica é evidenciar esses profissionais que estão nas quebradas promovendo estilos acolhedores, com identidade e propósito. É uma celebração do movimento da moda periférica que vem ocorrendo nos últimos anos”, completa Jaque.

Fábrica de Cultura Jardim São Luís André Hoff/Divulgação

Ficou interessado em participar do evento? Veja a programação completa abaixo!

Agenda completa da 1ª Semana de Moda Periférica

26/11, terça-feira, às 19h

  • Bate-papo Geração Curto Circuito Talks: Moda Periférica, com Letícia Cortes , diretora criativa da marca VOLAT, e Alex Santos , fashion designer, representante e líder do Periferia Inventando Moda (PIM).

27/11, quarta-feira, às 19h

  • Palestra Por uma moda circular, etnoracial, de gênero e periférica, com a estilista e produtora de moda Dandara Maria e a estilista Kyanna Marieh , arte-educadoras da última edição do Troca de Saberes. Elas fazem parte da Coletiva Revista Aquenda, com sede no Grajaú.

28/11, quinta-feira, às 19h

  • Roda de Conversa Liturgia da Moda: vestimentas e culturas nas religiões de matriz africana, com a pesquisadora e produtora Fabiana Ivo e o Babalorixá Adriano Ayrá sobre o projeto Liturgia da Moda, criado por eles, focado na valorização e no simbolismo das vestimentas nas religiões de matriz africana.

30/11, sábado

  • 16h: Desfile Núcleo de Moda
  • 20h20: Pocket show Tasha & Tracie
  • 20h50: Pocket show Karol Conká

A programação é gratuita e não precisa fazer inscrição. Basta chegar e aproveitar!

Continua após a publicidade

Em janeiro abrem as inscrições para a 2ª turma do Núcleo de Moda . Para saber mais sobre o trabalho desse projeto das Fábricas de Cultura e formas de participar, acesse o site do Programa.



Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas