sexta-feira, 17 de maio de 2024
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MSGÁS prepara “Corredores Azuis” para eficiência e sustentabilidade do transporte pesado

Responsável pela distribuição de gás natural em Mato Grosso do Sul, a MSGÁS está avançando na elaboração do projeto “Corredores Azuis”, uma iniciativa voltada à eficiência e à sustentabilidade do transporte pesado no Estado. O projeto prevê pontos estratégicos de abastecimento de caminhões movidos a Gás Natural Veicular (GNV), Gás Natural Comprimido (GNC) e também o Biometano.

Ainda este ano será instalado um complexo de abastecimento em Três Lagoas, na divisa com São Paulo, onde a Necta, distribuidora de gás no noroeste paulista, estuda parceria com a MSGÁS na conexão dos Corredores para atender ao transporte interestadual de cargas. Mato Grosso do Sul tem um programa de incentivos para o uso de gás natural veicular. No caso do transporte de cargas, é oferecido um voucher de R$ 5 mil para a conversão do sistema de combustível.

Nesta semana o diretor Técnico e Comercial da MSGÁS, Fabrício Marti, o CEO da Necta, José Eduardo Moreira, e Ricardo Vallejo, head de Inteligência de Mercado da Commit, fazem uma imersão no estande da Scania na Agrishow, para conhecer a nova frota de caminhões movidos a gás.

Os Corredores Azuis serão uma logística importante, com bombas exclusivas para veículos de grande porte. Segundo Fabrício Marti, em Mato Grosso do Sul o projeto vai contribuir para a eficiência das grandes indústrias do agro e setor florestal, como a JBS e as fábricas de celulose da Suzano e Eldorado, que demandam grandes cargas e buscam mais eficiência e práticas sustentáveis.

Parceria MS-SP

A parceria entre as distribuidoras de MS e SP na conexão dos Corredores Azuis é estratégica, em razão da capilaridade dos centros consumidores servidos pelo transporte de cargas.

“Estamos falando em proporcionar ao transporte pesado mais eficiência, capacidade e sustentabilidade. Com os Corredores Azuis o processo logístico ganha eficiência e ganha o meio ambiente porque haverá disponibilidade de combustível estratégico na transição energética. O gás é o combustível fóssil de menor emissão de gases, mas também vamos ter a oferta de biometano, combustível limpo e renovável”, destaca o diretor Comercial da MSGÁS.

Tanto MS quanto SP são potenciais distribuidores de gás natural e produtores de matéria-prima para produção do biometano, capazes de abastecer grande frota de caminhões movidos a gás natural comprimido (GNC) e/ou biometano (100% sustentável).

A região noroeste de São Paulo, tem enorme potencial de produzir a fonte de energia renovável, o biometano, que pode ser gerado a partir de vinhaça, palha e torta de filtro – resíduos do processamento da cana-de-açúcar, segundo José Eduardo Moreira, CEO da Necta Gás.

Fabrício Marti, diretor Técnico e Comercial da MSGÁS, acrescenta que o número de pontos de abastecimento será ampliado de forma gradual nos principais eixos rodoviários na área de influência das duas companhias. Ele lembra que a efetiva implantação dos Corredores Azuis é viável tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental, porque há disponibilidade de gás, incluindo o biometano, e as montadoras estão colocando no mercado caminhões com maior autonomia, de nove eixos e potência de 460cv.

Descarbonização – O veículo movido a gás é uma ótima alternativa de solução para o transportador e para o meio ambiente, pois contribui na diminuição dos gases do efeito estufa (GEE) e de outros poluentes locais.

O uso do GNV na frota pesada significa redução de 21% na emissão de CO2 em relação ao diesel. Os valores são ainda mais relevantes quando se trata de emissão de material particulado (fuligem) e óxidos de nitrogênio (NOX): uma diminuição de 85%.

No setor de transportes, os biocombustíveis podem dar uma contribuição quase instantânea para a descarbonização. De acordo com o Estudo Caminhos, aumentar o uso desses combustíveis renováveis é o caminho mais rápido para alcançar as maiores reduções de emissões de carbono no curto prazo.

O gás natural é o gás metano encontrado em bolsões na crosta terrestre. Ele é extraído de depósitos de gás separados ou concomitantemente à extração de petróleo. O gás natural é um combustível fóssil; porém, como a molécula de metano contém apenas um átomo de carbono, a quantidade emitida de CO2 durante a combustão é menor, em comparação à de um motor a diesel convencional.

As montadoras estão colocando no mercado, exclusivamente para atender aos Corredores Azuis em todas as regiões servidas por concessionárias de gás, veículos do modelo R 410, configuração 6×2, com autonomia de mais de 700km, equipados com dois tanques de 340 litros cada, motor com seis cilindros que proporciona 410cv de potência a 1.900 rpm. Também estão sendo lançados modelos com configuração 6×4, movidos a GNV.

 

Agrishow – Segundo executivos da Necta, MSGÁS e Commit, a 29ª edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), trouxe subsídios importantes para o desenvolvimento dos Corredores Azuis com o lançamento do novo caminhão a gás da Scania, de 460cv de potência na versão 6×2 e a inédita tração 6×4 no gás com potência de 420cv para atender por completa a cadeia do Agro, formada pelos segmentos agrícola, madeira e de toda a cadeia sucroenergética. A feira foi aberta na segunda-feira 29 de abril, e vai até 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

 

Assessoria de Comunicação da MSGÁS

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