quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Ministério Público de MS se destaca nacionalmente com projetos premiados e impacto social

Em 2024, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) recebeu diversas premiações por seus projetos em prol da sociedade sul-mato-grossense, consolidando-se como referência nacional na busca por melhor qualidade de vida e serviços. Atualmente, o MPMS possui 226 propostas em seu portfólio institucional, registradas desde 2017, com 22 novos projetos captados no último ano.

O MPMS se destaca também por ser a instituição que mais cadastra projetos em todos os prêmios em que concorreu no Brasil. No ano passado, ocorreram 18 premiações nacionais em diversas áreas, tais como Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública, Criminal, Direitos Humanos, Ambiental, Violência Doméstica, Investigação e Inteligência, Integração e Articulação, Gestão Resolutiva, dentre outras.

Os concursos nos quais o MPMS alcançou esses prêmios, em 2024, foram: Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Banco de Boas Práticas da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Judiciário Exponencial (Expojud), impactando positivamente centenas de vidas.

Dos 27 projetos premiados nacionalmente no CNMP, três são do MPMS, mostrando a relevância deste Parquet para iniciativas de destaque no cenário nacional. O Prêmio CNMP condecora os programas e os projetos de membros e servidores de todos os ramos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização e no alinhamento do Planejamento Estratégico Nacional e que impactam diretamente na vida do cidadão.

Dos 34 novos projetos do Banco de Boas Práticas 11 são do MPMS, destacando a instituição como referência nacional com maior número de projetos a compor o banco no ano de 2024. O Banco de Boas Práticas é uma ferramenta que promove criatividade, inovação, resolutividade, replicabilidade e monitoramento, dando visibilidade às iniciativas de sucesso e incentivando sua difusão entre os Ministérios Públicos do Brasil.

Outro destaque foi o Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial, promovido pelo Congresso de Direito, Tecnologia e Inovação para o Ecossistema de Justiça (ExpoJud), que reconhece e incentiva projetos inovadores no âmbito jurídico. Confira o anexo com as definições dos projetos reconhecidos nacionalmente.

No MPMS, a Secretaria de Planejamento Estratégico, por meio da Divisão de Elaboração e Gestão de Projetos, é responsável não apenas pelo cadastro de projetos nos concursos, mas também pelo acompanhamento integral de suas etapas: idealização, elaboração, planejamento, execução, monitoramento e finalização. Ao longo do tempo, o setor tem se dedicado ao aprimoramento contínuo das metodologias e práticas de gestão de projetos, assegurando o êxito constante e a entrega de resultados positivos para toda a sociedade.

Os resultados refletem a atuação proativa e dinâmica dos Promotores e Procuradores de Justiça de Mato Grosso do Sul. Clique no anexo para conhecer a finalidade dos projetos que se destacaram no ano passado.

Texto: Karla Tatiane
Arte: Assecom MPMS
Revisão: Rejane Sena

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas