O Instituto Tamojunto realiza no próximo sábado, 7 de fevereiro, mais uma doação coletiva de sangue no Hemosul, em Campo Grande. A mobilização acontece em razão do baixo número de reservas de sangue e da proximidade do feriado prolongado de Carnaval, período que historicamente registra queda no número de doadores e aumento da demanda por transfusões.
A iniciativa integra o cronograma permanente de ações do Instituto há mais de 10 anos e, nesta edição, já conta com a confirmação de mais de 60 voluntários, reafirmando o compromisso contínuo do grupo com a solidariedade, a cidadania e o cuidado com a vida.
A doação de sangue é um gesto simples, mas extremamente potente, capaz de fazer diferença em diversas situações clínicas. Uma única bolsa de sangue, de cerca de 450 ml, pode salvar até quatro vidas, pois seus componentes são separados e utilizados conforme a necessidade de diferentes pacientes em tratamentos, cirurgias ou emergências médicas.

Segundo a presidente do Instituto Tamojunto, Pollyana Renovato, a doação coletiva é uma ação estruturante da atuação do grupo. “É uma atividade que consta em nosso cronograma permanente há dez anos. Todos os anos o número de voluntários cresce, porque as pessoas passam a compreender o impacto real desse gesto. Queremos fazer a diferença e chamar atenção para a importância da doação de sangue, especialmente neste período que antecede um feriado prolongado”, destaca.
A mobilização também conta com o envolvimento direto do presidente de honra do Instituto, Carlos Alberto de Assis, que acompanha e lidera a ação desde sua criação. “Essa é uma iniciativa que faz o bem há muitos anos e que sempre contou com o nosso envolvimento. Liderar essa ação é reafirmar um compromisso com a vida, com a solidariedade e com o cuidado com o outro. Estar presente mais uma vez é dar continuidade a um trabalho que salva vidas e mobiliza pessoas pelo bem comum”, afirma.
Com o lema “Fazer o bem, sem olhar a quem”, o Instituto Tamojunto é formado por mais de 120 integrantes da sociedade, de diferentes segmentos, e desenvolve ações contínuas voltadas à solidariedade, à responsabilidade social e ao fortalecimento da cultura da doação. Tradicionalmente, o grupo promove duas grandes ações coletivas de doação de sangue por ano, nos meses de fevereiro e novembro, em momentos estratégicos para reforço dos estoques.
A ação será realizada a partir das 7h da manhã, no Hemosul, localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, em Campo Grande, e é aberta a todos os doadores aptos. O Instituto Tamojunto convida a população a participar e contribuir com esse gesto solidário que salva vidas.
Serviço
Data: sábado, 7 de fevereiro
Horário: a partir das 7h
Local: Hemosul – Av. Fernando Corrêa da Costa, 1304 – Campo Grande/MS
Ação: Doação coletiva de sangue
Realização: Instituto Tamojunto






