1º Seminário de Gás Natural de MS acontece nos dias 7 e 8 de novembro, com duas palestras e quatro paineis temáticos, reunindo diversidade de especialistas e visões abrangentes sobre as dinâmicas de mercado, inovação tecnológica e os desafios regulatórios no Brasil.
Nos dias 7 e 8 de novembro, Bonito, um dos principais destinos de turismo sustentável do Brasil, será palco do 1º Seminário de Gás Natural de Mato Grosso do Sul, promovido pela Agência Estadual de Regulação (AGEMS). O evento reunirá uma gama diversificada de especialistas ligados a políticas públicas e aos setores da cadeia de produção, distribuição e consumo de gás.
“É uma grande oportunidade de termos uma visão ampla e integrada sobre as oportunidades e os desafios que o setor enfrenta. Vamos discutir o novo momento do gás, o futuro da regulação e a influência no desenvolvimento de novas soluções energéticas”, ressalta o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.
O Seminário promete ser um marco no desenvolvimento energético sustentável de Mato Grosso do Sul e do Brasil.
“Teremos a presença de quem lida com todos os elos da cadeia de regulação e de fornecimento do gás, ou com políticas de desenvolvimento que envolvam as diferentes fontes de energia”, aponta o diretor de Gás, Energia e Mineração, Matias Gonsales, coordenador do evento. “Estamos trazendo reguladores, dirigentes de distribuidora, estudiosos, investidores para um grande encontro que, com certeza, será muito produtivo para o Estado”.
Investimento, inovação e regulação
O Seminário de Gás Natural será um espaço para discutir o papel estratégico desse energético no crescimento econômico, geração de empregos e transição para fontes mais limpas de energia, como o biogás.
Entre os destaques está a palestra magna de Bruno Gouvêa Bastos, Superintendente de Administração Tributária do Estado, que abordará os investimentos e as novas perspectivas econômicas para o Mato Grosso do Sul no setor de gás.
O evento contará ainda com a presença de renomados especialistas em regulação, distribuição e inovação no setor de gás natural, entre eles, dirigentes da ENEVA, falando sobre os trabalhos iniciais de prospecção de gás no Estado, e representantes do Rio de Janeiro e Espírito Santo, que apresentarão experiências locais.
Figuras como Vladimir Paschoal, Conselheiro da Agenersa-RJ, Paula Campos, especialista em regulação, e Diogo Romero, da FGV, trarão diferentes visões sobre as dinâmicas de mercado, inovação tecnológica e os desafios regulatórios no Brasil.
Também estarão reunidas grandes empresas e instituições especializadas, como Mitsui Gás, COMMIT, ABRACE e Associação Brasileira de Biogás.