Campo Grande completa 126 anos nesta terça-feira (26) e a data será marcada por feriado municipal. O funcionamento de serviços públicos, comércio e lazer terá alterações, mas não haverá ponto facultativo na segunda-feira (25). Prefeitura e governo estadual mantêm expediente normal, sem emenda prolongada, apenas sem funcionamento amanhã.
Os serviços de saúde de urgência e emergência — UPAs e CRSs — funcionarão normalmente em esquema de plantão 24 horas. Já a Casa da Saúde não terá atendimento presencial durante o feriado. A retirada de medicamentos pelo SUS deve ser antecipada para segunda, das 7h às 16h, com distribuição de senhas até 15h30. O Hemosul também não abrirá na terça, retomando as coletas na quarta-feira (27).
Na área da segurança pública, delegacias de plantão, como Depac Centro, Cepol, 4ª Delegacia de Polícia e DEAM, estarão abertas para registro de ocorrências. O Poder Judiciário não terá expediente, mas o plantão judicial seguirá ativo para demandas urgentes, como habeas corpus e mandados de segurança.
O comércio está autorizado a abrir, de acordo com a CDL-CG. A decisão, porém, cabe a cada lojista. Supermercados, bares e restaurantes também devem funcionar, assim como os shoppings, que mantêm horário regular, com exceção do Pátio Central, que abrirá das 9h às 16h. O Mercadão Municipal, um dos pontos turísticos mais visitados da capital, abre das 6h30 ao meio-dia.
Espaços de lazer terão programação normal. Parques e praças ficam abertos, e o Bioparque Pantanal recebe visitantes das 8h30 às 14h30, mediante agendamento prévio e entrada até 13h30.
Entre os serviços que param totalmente no feriado estão os bancos, as agências do Detran-MS, o Camelódromo, além de órgãos como a Assembleia Legislativa, a Câmara Municipal, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Defensoria Pública.
Foto: Saul Schramm