A vacina pneumocócica conjugada 20-valente (Pneumo 20), que pode custar mais de R$ 500 por dose na rede privada, já está disponível gratuitamente nas unidades de saúde de Campo Grande. O imunizante passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação e amplia a proteção contra doenças graves provocadas pela bactéria pneumococo, como pneumonia, meningite e otite.
A incorporação da vacina ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi anunciada pelo Ministério da Saúde no último sábado (20). A principal novidade é a cobertura contra 20 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, ampliando a proteção oferecida pelas vacinas utilizadas anteriormente. Entre os tipos incluídos estão os sorotipos 3, 6A e 19A, frequentemente relacionados a casos graves de doenças invasivas.
Além de reduzir o risco de pneumonia e meningite, a Pneumo 20 também ajuda a prevenir a otite média, uma das principais causas de perda auditiva em crianças e que pode evoluir para infecções mais severas. Desde maio, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 570 mil doses do imunizante para os estados brasileiros, com previsão de entrega superior a 6,1 milhões de doses até o fim de 2026.
A vacina será destinada prioritariamente a crianças menores de 5 anos que ainda não completaram o esquema vacinal. Também poderão receber o imunizante povos indígenas acima de 5 anos sem histórico de vacinação pneumocócica conjugada, idosos com 60 anos ou mais que estejam acamados ou institucionalizados e pessoas com condições clínicas especiais atendidas pelos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs).
Durante o período de transição, enquanto houver estoque da antiga Pneumo 10, o esquema vacinal infantil será composto por uma dose da Pneumo 20 aos dois meses de idade, uma dose da Pneumo 10 aos quatro meses e um reforço da Pneumo 20 aos 12 meses. Após o esgotamento das doses da Pneumo 10, todo o esquema passará a ser realizado exclusivamente com a nova vacina.
Pais e responsáveis interessados em vacinar as crianças devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (USF) de Campo Grande, levando documento de identificação da criança ou Cartão SUS, além da caderneta de vacinação. O histórico vacinal também pode ser consultado pelo aplicativo Meu SUS Digital.
Serviço
A vacinação está disponível gratuitamente nas UBSs e USFs de Campo Grande. A primeira emissão da dose ocorre conforme o calendário vacinal do SUS e a orientação das equipes de saúde.








