terça-feira, 22 de abril de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio
Para realizar a poda ou remoção de árvores precisa de autorização da prefeitura / Foto - Andre Borges/Agência Brasília

Solicitações para poda e remoção de árvores na Capital poderão ser feitas virtualmente

A Prefeitura de Campo Grande ampliou os canais para que a população possa solicitar a poda ou remoção de árvores na cidade. A partir de agora, os pedidos poderão ser feitos tanto presencialmente quanto de forma online, o que deve garantir mais agilidade, transparência e praticidade no atendimento.

Segundo a secretária-adjunta de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (SEMADES), Vera Bacchi, a iniciativa representa uma nova etapa no compromisso com a modernização dos serviços públicos. “Começamos uma nova etapa no nosso compromisso com a modernização dos serviços públicos em Campo Grande. A partir de agora, os pedidos de poda e remoção de árvores poderão ser feitos de forma totalmente on-line, possibilitando mais agilidade, transparência e praticidade para o cidadão. A medida, além de facilitar o acesso da população aos serviços da SEMADES, contribui para uma gestão mais eficiente, utilizando a tecnologia para aproximar o poder público da população e para promover uma cidade mais humana e mais inteligente”, destacou.

No caso de árvores localizadas em calçadas, o protocolo deve ser enviado por e-mail para [email protected] com os seguintes documentos: requerimento de poda e/ou supressão de árvore preenchido e assinado pelo proprietário do imóvel ou seu representante legal (disponível no site da Prefeitura), cópia do CPF, do IPTU ou Ficha Imobiliária e uma foto da árvore que permita sua identificação.

Já quando a árvore estiver dentro do terreno do imóvel, as orientações sobre o protocolo, documentos e procedimentos necessários estão disponíveis na página eletrônica da SEMADES. Se a remoção estiver relacionada à realização de obras, o cidadão deve acessar a seção específica sobre o tema, também no site oficial da prefeitura.

O atendimento presencial continua disponível no setor de arborização, localizado no segundo andar do prédio anexo da Central de Atendimento ao Cidadão, na Rua Marechal Rondon, nº 2655, em frente à Maternidade Cândido Mariano. Para esse atendimento, é necessário apresentar o requerimento preenchido, cópia do CPF e do IPTU ou da Ficha Imobiliária.

A avaliação técnica é gratuita. No entanto, em casos de árvores situadas dentro do imóvel, a execução do serviço é de responsabilidade do proprietário ou possuidor do terreno, podendo ser exigida compensação ambiental antes da autorização para remoção.

Quando se tratar de árvores em áreas públicas, como canteiros centrais ou praças, especialmente aquelas que apresentem risco à população, o procedimento é o mesmo: o cidadão deve preencher o requerimento, anexar cópia do CPF e uma foto da árvore, e enviar por e-mail para o endereço já mencionado.

Com a novidade, a Prefeitura busca facilitar o acesso da população aos serviços de manejo arbóreo, tornando a relação entre cidadão e poder público mais eficiente e acessível.

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas